CulturaMoçambiquePortugal

Íris Santos cria modelo exclusivo de malas feitas de capulana

Leya

 

Este é mais um dos trabalhos exclusivos que a estilista portuguesa Íris Santos apresenta para o mercado da moda, usando um tecido especial de Moçambique, a capulana.

 

Não são malas costumeiras, estas têm um toque especial. Digamos que representam uma mescla de culturas, um pouquinho da modernidade europeia e alguns traços moçambicanos moldados através da capulana, tecido muito usado no sul de África, em Moçambique especificamente pelas mulheres no seu dia-a-dia. Actualmente este tipo de tecido já é usado para fazer quase todo tipo de roupas, inclusive para o guarda-roupa masculino.

 

A colecção intitulada “Cleópatra” já foi apresentada em Lisboa e teve reacções positivas um pouco por todo o lado. Paira sempre um ar curiosidade enorme e um encanto pelo tecido por parte das pessoas que veem-no pela primeira vez, embora já remodelado de um jeitinho que só a Íris sabe fazer.

 

Faz-nos crer que a irreverência e a ousadia lhe são características, pois apostou em tecidos que até pouco tempo atrás eram pouco usados e passa a transformá-los para um modelo mais cosmopolita. Para além de bolsas e malas, a estilista produz já há algum tempo vestuário feminino também feito com a capulana.

 

A estilista encontra-se neste momento a preparar uma colecção inédita, diz ela que é diferente de tudo que já fez até agora mas sempre mantendo-se fiel ao seu tecido preferido.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Entre os maiores projectos para este ano estão a abertura de uma loja em Moçambique e a conquista de novos mercados, especificamente o asiático. A nova colecção terá alguns traços europeus misturados com o estilo asiático. Considera ela que será uma fusão de estilos e uma mescla de culturas para trazer mais originalidade ao trabalho.

 

O sonho da jovem estilista é ir a todos os sítios e conquistar espaço através da capulana, porque muitos países não conhecem e associam o tecido e a marca a algo muito tradicional, mas isso tende a mudar.

 

Arriscamo-nos em dizer que ela adora a extravagância das cores, talvez porque Íris rime com arco-íris, mas ainda assim, ressalta que estas devem ser usadas de tal forma que deixe qualquer mulher confortável e não as transforme em “árvores de natal”.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Como tendências para 2016, a estilista garante novos tecidos, formas e modelos. Por enquanto é tudo que a estilista nos adianta, fazendo muito suspense sobre a próxima colecção que já esta pronta e será apresentada em breve.

 

Outra grande novidade é a abertura da loja online e a inauguração do website oficial da marca Íris Santos Design que já esta disponível em www.irissantosdesign.com.

 

Sobre a nova colecção, só nos resta esperar.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.