AngolaBrasilCabo VerdeDesportoGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Jogos da CPLP: Futebol é a única modalidade coletiva com participação de todos os países

 

De 17 a 24 de julho decorre em Cabo Verde a décima edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que serão realizados nas cidades de Espargos e Santa Maria, na ilha do Sal, com destaque para o Estádio Marcelo Leitão, onde serão realizadas as cerimónias de abertura e de encerramento, e para a praia da Santa Maria, com as provas de natação, voleibol e futebol de praia.

 

Segundo a organização do evento, os jogos terão a participação de 531 atletas dos sub-16, que competem em sete modalidades: andebol, atletismo e atletismo para portadores de deficiência (sub-20), basquetebol, futebol, voleibol de praia, taekwondo e natação, (estas duas últimas modalidades pela primeira vez nesta edição).

 

O futebol é a única modalidade coletiva que contará com a participação dos nove países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. As seleções foram divididas em três grupos de três equipas cada, onde Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste estão presentes. O primeiro classificado de cada grupo e melhor segundo lugar passam às meias finais da prova.

 

Quanto ao andebol masculino, as equipas foram divididas em dois grupos, onde Timor-Leste e Guiné Equatorial não marcam presença. Angola, Moçambique e Brasil fazem parte do Grupo A, e o grupo B é formado pelas equipas nacionais de Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Os dois primeiros classificados de cada grupo passam à meias-finais do torneio.

 

De fora ficam também Timor-Leste e Guiné Equatorial na prova de basquetebol feminino, que conta com o concurso das seleções de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

 

Fernando Elísio Freire, Ministro do Desporto cabo-verdiano, afirmou que “em tempos de incerteza, a CPLP deve ser uma certeza” e que os jogos são um fator de integração dos povos, de promoção e de reforço do espaço lusófono.

 

Cabo Verde organiza e é o palco do evento pela segunda vez (a pimeira foi na quarta edição dos jogos, em 2002). A próxima edição dos Jogos da CPLP será realizada em São Tomé e Príncipe, em 2018.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.