BrasilCulturaPortugal

Lisboa também vai comemorar o centenário do samba

Leya

 

O centenário do samba não passará em silêncio na capital portuguesa. A Missão do Brasil junto à CPLP vai organizar um concerto gratuito em homenagem à data, a ter lugar no dia 2 de Maio, às 19h, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz.

 

O encontro entre ambientes culturais e sociais muito diversos é o responsável pelo protagonismo que a música popular brasileira tem conquistado no mundo com toda a sua variedade. Tornando assim num dos mais fortes componentes da identidade cultural do Brasil.

 

O samba que conquistou o seu espaço de afirmação indentitária como novo gênero musical na segunda década do século XX, tem o histórico de chegar ao Rio de Janeiro com os migrantes negros vindos da Bahia. O ritmo, inicialmente restrito aos terreiros, expandiu sua força e aos poucos foi invadindo corações por toda a cidade, o país e o mundo.

 

O concerto apresentará um repertório baseado nos clássicos de consagrados autores do samba, como: Noel Rosa, Dorival Caymmi, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Chico Buarque e Tom Jobim. A interpretação estará ao cargo do Trio Caboclagem, constituído pelo cantor e violonista Frederico Martins, o violoncelista Jed Barahal e o percussionista Ruca Rebordão.

 

Além da homenagem ao Centenário do Samba, este evento está integrado na comemoração do Dia da Língua e da Cultura na CPLP

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.