CulturaDestaqueMoçambique

Marrabenta : a dança que une um povo

Marrabenta é mesmo um ritmo que arrebenta literalmente com as emoções de todos que a escutam, seja onde for. Diz-se, na origem do nome, como se o corpo «arrebentasse» de tanto dançar. Uma identidade associada a Moçambique, um país que vive essa expressão cultural com ânimo e entrega.

 

Dançarinas de marrabenta em Lourenço Marques, Janeiro de 1970.
(Imagem: Reprodução The Delagoa Bay World)

 

O ponto de partida da sua origem e evolução ainda divide opiniões mas não a paixão. Todos reconhecem a sua pluralidade como símbolo de identidade nacional. Existem pontualmente acesos debates, inclusivamente uma investigação científica para tentar chegar aos factos que podem desmistificar o mítico género musical denominado Marrabenta.

 

(Imagem: Reprodução Youtube)

 

Esta expressão cultural que é a mescla de ritmos tradicionais moçambicanos com elementos da música ocidental, continua em constante transformação.  Ritmos e culturas se transformaram e continuam se transformando com o passar do tempo influenciando novas tendências.

 

Rotas da Marrabenta – Música Moçambicana em Movimento from Tatenda! on Vimeo.

 

Rota da Marrabenta é um documentário em curta-metragem sobre a trajetória deste que é o património cultural imaterial do país, que já graceja de grande curiosidade global.  É cada vez maior o número de estrangeiros que viajam a Moçambique para prestigiar um evento cujo intento maior é a sua valorização, um festival conhecido como o Comboio da Marrabenta.

 

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.