BrasilEnsinoOportunidadesPortugal

Mestrado em Portugal pode sair mais barato do que estudar no Brasil

Fizemos as contas e confirmamos: os preços no Brasil estão tão elevados que a mensalidade de um curso superior particular em muitos casos é superior ao somatório de um curso equivalente em Portugal com alojamento, e dependendo da situação ainda sobra! Nesse artigo você verá o exemplo de um mestrado em Portugal.

 

Contudo, se o seu caso particular não estiver abrangido no exemplo desse artigo, incentivamos que pesquise (o Guia Go Portugal é gratuito e tem toda essa informação detalhada) e faça as contas com as opções que lhe agradam. O que os números mostram é que essa discrepância de preços em geral tem crescido. Anime-se e veja isso como uma oportunidade! Além de fazer um upgrade no currículo você pode “ganhar” junto uma experiência internacional única. Veja um exemplo:

Mestrado em Marketing:

Comparamos duas boas faculdades privadas com mestrado em marketing. A ESPM no Brasil, e o ISG (Instituto Superior de Gestão), Portugal, ambas pioneiras em suas áreas de especialidade e acreditadas pelos organismos certificadores.

No Brasil (ESPM)

  • Custo do curso: 24 x R$3.000 = R$72.000 (Aprox. 17.000 euros)

 

Em Portugal (ISG)

Custo: Prestações de 281,25 euros. Custo total = 4.500 euros.
Custo médio mensal de alojamento com contas incluídas: 400 euros x 18 meses = 7.200 euros.
Custo Mestrado + Alojamento: 11.700 euros.

Com essa diferença você economiza 5.300 euros!

 

Assim sendo, com esse valor, você ainda pode:

» Comprar a passagem de ida e volta Brasil – Portugal (valor aproximado): 800 euros

» Passe mensal de transporte ilimitado para toda a área metropolitana de Lisboa (40 euros x 18 meses): 720 euros

E ainda sobram 3.780 euros para você gastar com alimentação e o que mais desejar.

Conclusão:

Afinal a diferença de valores (Brasil x Portugal) encontrada em grande parte dos cursos é muito grande e o que você economiza quase financia as outras despesas da sua futura experiência internacional.  Além de um diploma europeu, que certamente aumentará a sua competitividade no mercado, principalmente no Brasil, com certeza você levará grandes lembranças inesquecíveis para a vida toda.

 

Certamente vale a pena fazer um mestrado em Portugal. Assim como uma graduação ou ou doutorado. Mas é preciso pesquisa. Sugerimos a leitura desse nosso artigo, onde desfazemos uma série de “mitos urbanos” que circulam na internet prometendo ser possível morar na terrinha com 300 euros por mês, o que não é verdade.

 

Dessa maneira, procure boas universidades, escolha uma cidade que melhor acomoda não apenas o seu orçamento mas o seu estilo de vida e preferências em geral, e boa viagem!