BrasilPaísesPolítica

Ministro do Iraque pede apoio ao Brasil no combate ao Estado Islâmico

(Imagem: Romério Cunha, Divulgação vice-presidência da República)

Durante visita ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, pediu apoio do Brasil país no combate ao Estado Islâmico e defendeu uma possível cooperação brasileira na área militar.

As propostas foram debatidas em encontros de Jaafari com os ministros Jaques Vagner (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o vice-presidente Michel Temer. Segundo informações do Ministério da Defesa, o apoio militar do Brasil ao combate à milícia foi o principal motivo da visita do iraquiano ao país.

– A guerra contra o terrorismo não é uma guerra convencional. Buscamos os países amigos e democráticos para defender aqueles que estão sofrendo com esse fenômeno – disse Al-Jaafari, de acordo com a assessoria de imprensa do ministério, citada pelo Jornal do Comércio.

A pasta informou, no entanto, que este foi um contato inicial e que não houve definição de medidas concretas de apoio ao país árabe. Há cerca de um ano, o Estado Islâmico fincou bases em territórios de Síria e Iraque.

Em resposta ao chanceler, Vieira afirmou que o Brasil é “solidário” ao governo e ao povo iraquiano, e aceitou um convite para realizar visita a Bagdá.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.