Cultura

Música de Cabo Verde: o que você precisa saber (e ouvir) para se apaixonar

4 min

A música de Cabo Verde tem tido uma grande expansão por toda a Europa nos últimos anos. Em uma área musical cada vez mais plural e reconhecida internacionalmente, o país já tinha cravado sucessos internacionais de grande peso, como a inesquecível Cesária Évora. Confira alguns ritmos do país e algumas músicas que não pode perder!

Alguns artistas da música de Cabo Verde

Cesária Évora

Sem dúvida a mais conhecida e mais importante voz da música caboverdiana, considerada a Rainha da Morna (um dos estilos de Cabo Verde). Faleceu em 2011, não sem antes deixar uma imensa quantidade de músicas, parcerias e prêmios para a posteridade.

 

Tito Paris

Cantor e compositor radicado em Lisboa, Tito Paris é um dos grandes nomes da música popular de Cabo Verde. Com carreira desde 1982, chegou a escrever músicas para grandes nomes internacionais, inclusive a grande Cesária Évora.

 

Ferro Gaita

É a banda mais representativa do gênero Funaná e uma das mais importantes da música de Cabo Verde, fazendo sucesso internacional com suas letras divertidas e, ao mesmo tempo, com cunho social.

 

Mayra Andrade

Uma das mais promissoras representantes da música caboverdiana da atualidade, a jovem já faz sucesso pelo exterior, com destaque para França — onde morou por 14 anos — e Portugal.

 

Lura

Com ascendência caboverdiana, a portuguesa cantou com a grande Cesária Évora e é representante de uma nova geração de artistas internacionalizados de Cabo Verde. Já fez concertos na Turquia, Alemanha, França, Brasil, Espanha e Austrália, entre outros locais.

 

Estilos musicais

Batuque

Com polirritmia e batucadas — que podem ser nas coxas ou no batuque —, o batuque tem uma voz principal e um coro de fundo, que repete refrões importantes na condução rítmica da música. Com forte recurso à saudade da terra, às emoções trazidas pela natureza e ao orgulho da terra natal, o estilo é cantado e dançado por grupos — majoritariamente de mulheres — em toda Cabo Verde. É patrimônio cultural nacional.

 

Colá

Em geral cantado a uma só voz — quando cantado — é acompanhado de tambor e frequentemente de uma festa ou desfiles realizados na rua. Há sons de apitos que acompanham, trazendo ritmo animado e festivo. A dança tem movimentos bruscos, com rodopios e encontrões na região pélvica, conhecidos como umbigadas.

 

Funaná

Tem ritmo mais animado e variável, por ser ritmado junto ao acordeão. Por isso, tem suas danças associadas a festas e a agitação cultural em diversas partes de Cabo Verde, sendo um tipo de música dançado aos pares. As estrofes principais são intercaladas com um refrão e geralmente a música é cantada a uma voz. As músicas são consideradas monotônicas e as letras geralmente tratam de situações do cotidiano.

 

Morna

Tocada acompanhada de instrumentos acústicos, principalmente a guitarra ou violão, tem letra com amor à terra, a realidade de Cabo Verde e é extremamente romântico. O maior nome é Cesária Évora e é o ritmo que representa geralmente Cabo Verde. Lento e quase sempre cantada em apenas uma tonalidade.

 

Tabanca

Tabanca é um ritmo cantado em que o cantor principal entoa os estrofes e os outros repetem os refrões. É geralmente acompanhado de sons de búzios, pequenos instrumentos de sopro e tambores batidos vigorosamente.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.