MoçambiqueTurismo

Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, recebe Ordem de Mérito de Portugal

O Parque Nacional da Gorongosa recebeu, no dia 13 de outubro, a condecoração de Membro Honorário da Ordem do Mérito, atribuída em junho passado pela Presidência da República Portuguesa.

A Ordem do Mérito é uma Ordem honorífica Portuguesa que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem interesse ou abnegação em favor da colectividade, no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas. A atribuição da condecoração foi justificada pelo reconhecimento do esforço da principal área protegida de Moçambique para a divulgação deste país a nível internacional.

>>> Reaberto um dos parques naturais mais importantes de África

A Ordem de Mérito constitui “sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento, ao mais alto nível do Estado Português, pelo enorme esforço e notável trabalho desenvolvido no decurso dos últimos vinte anos”, lê-se no comunicado da Embaixada de Portugal em Maputo.

Com uma área de 4.000 quilómetros quadrados, na província de Sofala, o Parque Nacional da Gorongosa fecha a sul o grande vale do Rift Africano, sendo descrito pelo filantropo norte-americano Gregory Carr, presidente do Gorongosa Restoration Project, como “um tesouro de Moçambique e do mundo”.

Apesar dos esforços de recuperação após o fim da guerra civil em Moçambique, em 1992, as actividades do Parque da Gorongosa foram prejudicadas durante os 17 meses de novas confrontações militares entre exército e principal partido de oposição na mesma região e que só cessaram a 05 de setembro de 2014.

O parque enfrenta também a caça furtiva, que mata entre 5.000 e 6.000 animais por ano na sua área, segundo dados divulgados pelo director da área protegida. Recentemente, o Parque Nacional da Gorongosa foi palco de gravações que serão exibidas no canal National Geographic.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.