EconomiaPaísesPortugalSustentabilidade

Plástico biodegradável criado em Portugal está revolucionando a agricultura

(Imagem: Divulgação)

 

agrobiofilm é um polímero biodegradável parecido com o plástico, mas que promete melhorar o desempenho da safra sem poluir o ambiente. O material, feito com amido de milho e outros óleos vegetais, é eco-friendly, regula a temperatura do solo, controla o crescimento de ervas daninhas e evita a perda de água.

 

– Ele tem as mesmas características mecânicas do plástico, cumpre as mesmas funções do plástico… de polietileno, pode ser aplicado no solo com as mesmas alfaias do que o polietileno, mas é feito de fontes renováveis e não de petróleo – explica Carlos Rodrigues, da Silvex, empresa que faz parte do consórcio que investigou o material.

 

A cobertura protetora mantém e até aumenta a produtividade da cultura em relação a coberturas tradicionais e é um meio de dissuasão eficaz de ervas daninhas. No final do ciclo da cultura, o filme pode ser enterrado no solo, evitando custos adicionais para removê-lo do campo – normalmente uma operação cara.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

 

 

– Uma das vantagens imediatas de utilização desta película biodegradável ​​é que ela pode ser enterrada diretamente no solo, o que significa que não é necessário fazer a remoção da película de plástico no fim do ciclo de colheita -, diz o coordenador do projeto Agrobiofilm, Paulo Azevedo, em entrevista à Bioplastics Magazine.

Além disso, os resultados mostram que depois de ser enterrada no solo, mais de 70% da cobertura se decompõe em 160 dias.