Guiné-BissauPaísesPolítica

Presidente da Guiné-Bissau nomeou novo Primeiro-Ministro à revelia do PAIGC

(Imagem: Reprodução O País)

 

Baciro Dja, assim é o nome do novo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, nomeado ontem pelo Presidente da República do país, José Mário Vaz.

Apesar de ser militante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a escolha caiu que nem uma bomba no seio do partido mais votado nas últimas eleições legislativas, uma vez que tinha sido proposto pela direção do mesmo que Domingos Simões Pereira fosse reconduzido ao cargo de onde foi afastado por iniciativa presidencial.

Nunca aceitaremos um golpe de Estado constitucional. Nem o partido, nem o povo da Guiné-Bissau aceitarão a nomeação de Baciro Dja” disse à AFP fonte do partido que já convocou uma manifestação para o dia de hoje como forma de protesto e de pressão sobre as futuras escolhas do Presidente.

Domingos Simões Pereira afirmou que só se pronunciaria sobre todo o processo depois da reunião da direção do partido, da qual resultaria sempre um comunicado oficial.

Psicólogo de formação, Baciro Dja tem 42 anos e experiência ministerial por ter sido ministro da Defesa de Carlos Gomes Júnior e ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência de Ministros do homem a quem agora sucede, Domingos Simões Pereira.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.