MoçambiquePaísesPolíticaPortugal

Presidente moçambicano visitou Portugal

(Imagem: Reprodução Presidência da República de Moçambique)

 

Naquela que foi sua primeira visita a um país europeu, seis meses depois de se tornado Presidente de Moçambique, a escolha não poderia ter sido outra se não a terra de Camões, Portugal.

Filipe Nyusi chegou a Portugal no dia 15 de Julho acompanhado pela sua esposa e outros membros do seu Governo. Foi recebido no palácio de Belém pelo Presidente de Portugal, Cavaco Silva, e encontrou-se também com o chefe do Governo, o Primeiro Ministro Português, Pedro Passos Coelho.

Um dado importante para a nossa Lusofonia é que Filipe Nyusi não deixou de lado as causas dos nossos povos e visitou a sede da CPLP em Portugal. Nyusi fez essa visita para se inteirar do funcionamento da mesma, bem como transmitir a sua visão sobre a nossa comunidade, tendo sido recebido pelo Secretário Executivo da CPLP, o embaixador Murade Murargy.

Moçambique e Portugal têm estado a trilhar caminhos de amizade e cooperação muito fortes. A comunidade portuguesa em Moçambique é muito numerosa, tal como o número de cidadãos portugueses que visitam Moçambique à procura de oportunidades.

O número de investidores portugueses que apostam em Moçambique aumenta a cada ano e de acordo com dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI) de Moçambique, citados pela agência Lusa.

As empresas portuguesas geraram 27 postos de trabalho por cada milhão de dólares investido, acima da média de 16 dos restantes países. Portugal foi no ano passado (2014) o quarto maior investidor externo em Moçambique, numa lista liderada pelos Emirados Árabes Unidos, Maurícias e África do Sul.

O investimento directo português em Moçambique atingiu os 336 milhões de dólares em 2014, quase o dobro dos 171 milhões registados em 2013, e foi o que mais dinamizou o mercado de trabalho.

Disto isto, é caso para dizer que a relação entre Moçambique e Portugal é muito boa e recomenda-se.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.