MundoNotíciasPortugalSociedade

Primeiro dicionário digital de língua gestual portuguesa já está disponível

Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, comemorado a 15 de novembro, a empresa Porto Editora anunciou o lançamento do “único” dicionário de língua gestual portuguesa online, agora disponível no Portal Infopédia.

 

O dicionário é interativo e está pronto para ser utilizado, pela comunidade surda ou não surda, de forma gratuita. Precisa apenas de entrar, fazer a pesquisa de palavras ou expressões portuguesas, escrevendo-as na caixa de procura, e, rapidamente, surgirá um vídeo que lhe explicará a “tradução” em língua gestual. Além disso, os conteúdos visuais estão munidos com uma pequena descrição – para todos aqueles que quiserem aprender – sobre a forma correta de posicionar as mãos, ajudando-o a expressar-se corretamente.

 

Segundo o vídeo que promove o novo dicionário, esta iniciativa pretende proporcionar um “apoio mais efetivo quer à comunidade de surdos em Portugal – calculada em mais de 100 mil -, quer aos familiares, educadores, professores ou técnicos“.

 

Neste novo reservatório de palavras (e de gestos) online, terá mais de 5300 entradas para descobrir, acompanhadas sempre de um vídeo demonstrativo. Este portal pode ser consultado através do telemóvel ou de outros dispositivos móveis.

 

A valorização de uma das línguas oficiais de Portugal (a língua gestual portuguesa) e o favorecimento da inclusão dos cidadãos na sociedade são as palavras de ordem que imperam neste novo guia.

VEJA TAMBÉM

 

De acordo com a Porto Editora, este é 29.º dicionário a integrar a Infopédia e a língua gestual portuguesa é o 11º idioma (existem cerca de 20 idiomas). O portal foi lançado há quinze anos e é um dos maiores depósitos enciclopédicos do género a singrarem no meio virtual, em Portugal.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.