CulturaEducação

Projeto “A Cor da Cultura” é um convite a perceber a diversidade à sua volta

 

Quando alguém vê o mundo somente de uma cor não percebe a diversidade à sua volta. Ignora a opinião do outro. Não sabe que a história é feita de muitos e diferentes tons.

O Brasil é um país multicultural e traz a marca indelével dos africanos e de seus descendentes em sua formação. Em nosso vocabulário, muitas das palavras usadas no dia-a-dia têm origem nos falares herdados da mãe-África.

 

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.

(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)
(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)

O projeto prevê uma série de ações culturais e educativas com foco na produção e veiculação de programas sobre o histórico de contribuição da população negra à sociedade brasileira. Esta produção, transformada em material didático, aplicado e distribuído às escolas públicas, tem por objetivo ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história dos afrodescendentes e histórica da África e, assim, contribuir para que os objetivos previstos na Lei 10.639 – que trata especificamente sobre este assunto – venham a ser satisfeitos.

 

O site oficial do projeto disponibiliza de forma gratuita uma infinidade de materiais e atividades voltadas às crianças, para estimular o conhecimento sobre as raízes da cultura brasileira.

(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)
(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)

 

Entre eles está o livro “Memória das Palavras“, que relembra a origem das palavras que estão consolidadas no vocabulário dos brasileiros mas têm origem do outro lado do oceano, procedentes de diferentes grupos étnico-lingüísticos, como os iorubás e, especialmente, os povos bantos.

(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)
(Imagem: Reprodução Projeto A Cor da Cultura)
Clique AQUI para acessar o livro “Memória das Palavras”

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.