BrasilCulturaSociedade

Projeto “A Música das Cachoeiras” reúne acervo online de música indígena

A diversidade musical das comunidades indígenas do norte do Amazonas e do Estado de Roraima, no Brasil, foi reunida em uma inédita e rica coletânea disponível online. A Música das Cachoeiras é o nome do projeto que reúne 80 faixas musicais de grupos indígenas das etnias baniwa, wapichana, macuxi e tauepang.

 

Agenor Vasconcelos, coordenador do projeto, define o trabalho como um “registro etnográfico audiovisual”, no qual o principal foco é a música. O acervo completo do projeto para stream e download está disponível no site do projeto.

(Imagem: Reprodução A Música das Cachoeiras)
(Imagem: Reprodução A Música das Cachoeiras)

O acervo é resultado de uma expedição realizada de janeiro a junho de 2013 nas comunidades indígenas, a partir de uma ideia: resgatar a mesma expedição que etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) realizou nas comunidades do Alto Rio Negro e na região do Monte Roraima entre 1903 e 1913. Koch-Grünberg foi um pesquisador que morou na região e registrou em suas obras a cultura material e imaterial dos povos ameríndios.

 

– Pudemos aprender nuances da língua e da cultura dos povos que tivemos oportunidade de conhecer. Por meio da música figurativa, cantada, também percebemos a língua indígena viva no seio de um Brasil distante – explicou Agenor Vasconcelos, coordenador do projeto, em entrevista ao Amazônia Real.

Uma equipe de seis pessoas formada por músicos, fotógrafos, produtores e antropólogos iniciou a viagem pelas áreas escolhidas. Envolvidos de tal forma com os músicos de cada região, a equipe acabou também produzindo composições com os integrantes das bandas das comunidades.

 

– Mas não havia intervenção direta. Sempre estávamos preocupados em possibilitar uma gravação profissional independente das condições de trabalho. Os resultados são maravilhosos e divertidos – afirmou Vasconcelos.

(Imagem: Reprodução A Música das Cachoeiras)
(Imagem: Reprodução A Música das Cachoeiras)

Para além do acervo musical, disponível no site, o projeto resultou também em clipes, mini-documentários e um livro-CD.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.