Cultura

Tiquira, a aguardente brasileira à base de mandioca

A mandioca, raiz usada para fazer alguns dos pratos mais tradicionais do Brasil — como Tapioca, Vaca Atolada e escondidinho —, também é usada para fazer bebidas. Um dos grandes exemplos é a Tiquira, de origem indígena e bebida no estado do Maranhão. Ela agora está se espalhando pelo Brasil!

 

A Tiquira, durante anos, foi tratada como marginal e grande parte da produção ainda é artesanal. Mas, nos últimos anos, pequenos produtores têm vindo a fabricar o produto de maneira mais sistemática. As informações são do Estado.

 

O processo, em essência, é ralar a mandioca e prensar para retirar o líquido. Então, assar em forma de tortas, os chamados bijus. Esses bijus são abafados e fermentam esmagados e mergulhados em água — origem da Tiquira.

 

O Estado fez um levantamento de onde a bebida pode ser encontrada. Por ser mais difícil (e mais cara) de produzir do que a cachaça, a Tiquira também é mais difícil encontrar. Mas vale a pena, tanto pelo sabor quanto para reforçar a valorização de um traço da cultura nacional: a rica gastronomia.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.