CulturaDestaquePortugal

Um tesouro único no mundo: a biblioteca pessoal de Fernando Pessoa está disponível para consultas online

“Sê plural como o universo!”
Fernando Pessoa


Aproximadamente 1.200 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa estão disponíveis na internet para consulta on-line. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da história.

Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se património da humanidade — e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida. Graças à dedicação de uma equipa internacional de investigadores foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Deste encontro de entusiasmos generosos resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de ‘O Livro do Desassossego’, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo“, afirmam os curadores do projeto no portal da biblioteca online.

(Imagem: Reprodução Casa Fernando Pessoa)
“Há cansaços profundos | da alma – dos que | excedem todas as | esperanças e todos | os desejos – que | teem material | expresso n’estes poe-|mas” (Imagem: Reprodução Casa Fernando Pessoa)

A coleção é considerada um tesouro único no mundo: é muito raro conseguir-se encontrar a biblioteca inteira de um escritor com a dimensão universal de Pessoa. São cerca de 1.200 volumes, de todos os gêneros e em vários idiomas, densamente anotados e manuscritos.

Os livros encontram-se na casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos quinze anos da sua vida, localizada em Lisboa. Mas sabiamente a equipe da Casa Fernando Pessoa decidiu que uma biblioteca desta importância devia tornar-se patrimônio da humanidade.

(Imagem: Reprodução Casa Fernando Pessoa)
“Os Deuses vendem quando | gloria com” (Imagem: Reprodução Casa Fernando Pessoa)

A equipe procurou tornar acessível e simples a compreensão da biblioteca no seu todo – que está classificada por categorias temáticas – e a consulta de cada livro. As páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa – ensaios e poemas escritos nas páginas de guarda dos livros – estão destacadas entre os arquivos.

Trata-se de uma biblioteca aberta ao infinito da interpretação – bela, surpreendente e instigante, como tudo o que Fernando Pessoa criou.

A biblioteca digitalizada está disponível NESTE LINK.

Usufruam-na! 😉

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.