AngolaCulturaMoçambiquePaísesSão Tomé e PríncipeSociedade

Universidade brasileira disponibiliza base de dados com jornais africanos entre 1800 e 1922

(Imagem: Reprodução Mercado Livre)

 

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) passou a ter acesso à base de dados “World Newspaper Archive: Jornais Africanos Históricos 1800-1922” uma coleção de  66 jornais publicados em vários países da África subsariana.

O arquivo cobre um espaço de tempo de grandes mudanças no continente africano, contendo factos importantes sobre como era feito o comércio de escravos no Atlântico, a vida sob domínio colonial, as Guerras Zulu e a rejeição ao Imperialismo Ocidental.

Alguns dos jornais poderão ser mais difíceis de consultar por questões de linguística, mas a base de dados contém diversos jornais em língua inglesa e portuguesa, produzidos em Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Os periódicos são fontes seguras para investigações históricas, estando disponíveis instrumentos de navegação que facilitam as pesquisas e as leituras/traduções dos mesmos.

Para aceder ao arquivo basta clicar AQUI mas terá de o fazer através de um computador ligado à rede da Universidade, ou subscrever o serviço pago de acesso às bases de dados disponibilizadas pela UNICAMP.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.