Grandes IdeiasSustentabilidade

Vídeo: para quem procura um Natal mais sustentável

O Natal é uma quadra de celebração de afetos e de troca de presentes. Por isso mesmo, representa, muitas vezes, um rombo no orçamento. Um estudo da consultora Deloitte previa que, em Portugal, em 2017, fossem gastos cerca de 340€ durante as festividades natalícias, incluindo presentes, alimentação e eventos sociais. Além disso, e também para 2017, a Agência Brasil previu um gasto médio de R$ 405,20 em presentes, por parte da população brasileira. Parece, portanto, que está bem na hora de começar a inverter os gastos e a lutar por um Natal mais sustentável.

 

Infelizmente, no meio de tudo isto, não é só a carteira que sofre. As festividades das grandes religiões do mundo que envolvem troca de prendas representam uma sobrecarga dos recursos do planeta. O consumismo vivenciado nessas épocas acaba por ser um contributo para a insustentabilidade ambiental. Como resultado, pilhas de lixo formadas por sobras alimentares, plástico e papel já fazem parte do cenário pós-festividades.

 

Com o intuito de promover um consumo mais consciente, fizemos um vídeo para o nosso canal de Youtube e Facebook. Nele poderão encontrar algumas sugestões de presentes que permitem poupar e produzir menos lixo. Estes podem ser preparados em casa, com ingredientes e materiais fáceis de encontrar e acessíveis no preço. Até podem reutilizar embalagens de vidro, por exemplo. Por um Natal sustentável, vale a pena ser criativo, não acham?

 

 

Podem verificar todas as receitas sugeridas através dos links:

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.