CrónicaEntretenimento

Wattpad: a rede social de quem gosta de literatura

O ser humano possui a vontade de elevar seu espírito às aspirações superiores, aqueles que descobrem este dom interior, sentem a necessidade de contemplar coisas mais belas, e adquirem maior sensibilidade e capacidade para expressar-se artisticamente. Geralmente, a arte acontece quando as pessoas apreendem suas experiências interiores e exteriores e a transmitem, por meio de artifícios técnicos, sob uma nova forma. Podemos notar isso nos primeiros homens da terra, que, ao pintar as cenas de sua vida cotidiana nas paredes das cavernas, perpetuaram seus sentimentos, revelando que esta necessidade é inerente a grande parte das pessoas desde os primórdios.

Figuras de animais pintadas em tempos pré-históricos na caverna de Lascaux, França - Fonte/ foto: Wikimedia
Figuras de animais pintadas em tempos pré-históricos na caverna de Lascaux, França – Fonte/ foto: Wikimedia

A arte foi exercida em diversos formatos, e dentre eles a literatura é um dos mais sublimes. Essa forma de expressão humana é considerada essencial, pois, muitas vezes ela supõe todas as outras, e principalmente por ser uma forma pura de expressão da linguagem. Este tipo de arte definiu muitos aspectos importantes da cultura ocidental e oriental, pois deixou um rico e imenso legado, permeia os textos sagrados, a ciência, a história, a ficção, a filosofia e a estética.

Dos homens das cavernas, até os dias de hoje, houveram muitas formas de produzir e consumir a arte. Esse movimento humano foi tornando-se mais sofisticado à medida em que a tecnologia ia avançando, tornando-se mais amplo e acessível, alcançando as mais diversas camadas da população. O processo criativo tornou-se mais democrático com o advento e a popularização da internet, um lugar onde as pessoas possuem espaço para desatar a imaginação, e inventar suas próprias histórias.

Wattpad e as fanfictions

O Wattpad funciona como uma rede social onde o usuário pode seguir autores e ter seguidores. Esse serviço oferece acesso a uma plataforma digital com centenas de livros e contos gratuitos, e reúne uma grande comunidade de leitores e autores, o que torna possível o compartilhamento entre pessoas espalhadas pelo mundo todo. A ferramenta agrega tanto títulos de autores desconhecidos como também alguns clássicos consagrados nacional e internacionalmente. A rede possui variados gêneros literários, no entanto, possui um gênero incomum a maioria das categorias.

Redes sociais como o Wattpad abrem espaço para que leitores, escritores, e em até algumas vezes, os professores literários em brincar numa caixa de areia da imaginação, interpretando e reinterpretando eventos, relacionamentos, e personagens para mostrar possibilidades de diferentes cenários. Essa é uma alternativa real para os finais frustrantes que muitas somos surpreendidos ao assistir uma série, filme ou ler um livro.

Seria muito difícil tentar encontrar um fenômeno da cultura pop dos dias atuais que, desde os filmes de heróis da Marvel, Game of Thrones, a dramas coreanos, e filmes de bollywood, não possuem alguma fanfic escrita sobre o assunto.

O que há de diferente?

A criatividade dos autores de fanfics jamais deve ser subestimada, pois, ele são capazes de histórias nunca antes imaginadas. Por exemplo, quem imaginaria um romance entre Fausto Silva e Selena Gomez? No entanto, essa história ganhou até trailer. Essa história é uma das fanfics mais conhecidas da internet brasileira, e é intitulada de “Domingão do Amor”.

Confira o trailer e clique aqui para ler a história

Essa história foi publicada no Spirit, um site semelhante ao Wattpad, e possui mais de 240 mil visualizações. Este fator de visualizações tornam as comunidades de escritores mais prolífera, o que acaba atraindo olhares curiosos, de entusiastas, que vislumbram em tais ferramentas uma oportunidade para ser visto, e quem sabe, até fazer sucesso. Pois, as fanfics são histórias elaboradas com o intuito de exercitar a criatividade, de descontrair, ou de fazer memes virais para rede. Por outro lado, alguns jovens autores, e literários de caminhada, aproveitam o fluxo do público e utilizam a plataforma como uma ferramenta para sua divulgação profissional, com o intuito de estabelecerem uma carreira no universo da literatura. E este aspecto nobre não pode ser deixado de lado, pois enquanto alguns se divertem e se descontraem, outros se profissionalizam, e outros exercitam seu espírito no crescimento intelectual.

Por Matheus Alcântara  – UFT

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.