CulturaUncategorized

Festival Cantos da Maré completa dez anos

Dez anos a celebrar o galego-português: “o segredo é ter o espírito disposto para esta troca”

O Festival Cantos da Maré comemora amanhã à noite a primeira década reunindo o melhor do panorama musical lusófono. Nesta edição participam Rui Veloso (Portugal), Chico César (Brasil), Cheny Wa Gune (Moçambique) e Sés (Galícia).
Conversamos com a cantora Uxía, que faz a direção artística do evento, para saber qual o segredo da trajetória do festival.
 
CL – O Cantos na Maré chega em 2013 à décima edição. Que balanço é possível fazer da jornada?
Uxía – O Festival reuniu a muitos artistas vindos de vários continentes dezenas de talentos emergentes e outros consagrados. Todos no mesmo barco e com a alma entregue a este festival. Vozes que um dia saíram de porto e agora regressam a casa! Ao útero materno, ao berço onde nasceu a nossa lingua: O galego-português.
CL – A trilha sonora da lusofonia é marcada pela diversidade. Qual o segredo para fazer funcionar esta mistura entre ritmos tão diferentes?
Uxía – O segredo é apostar na fusão de ritmos e ideias, muita Jam Session, muita convivência e experimentação prévia. Mas, sobretudo, ter o espírito disposto para essa troca, essa irmandade!
CL – 2013 marca a volta de Chico César, agora no papel de artista convidado (o músico brasileiro participou da primeira edição do evento, como diretor musical). Como foi este reencontro com o evento?
Uxía – O Chico entendeu perfectamente a filosofía de Cantos na Maré e regresa para garantir outros 10 anos. Foi determinante a sua presença no primeiro ano para garantir a continuidade.
CL – Estamos acompanhando os ensaios e bastidores pelo seu instagram (www.instagram.com/uxiameucanto) e ficamos muito curiosos! O que podemos esperar dos duetos que estarão amanhã no palco?
Uxía – Entre os duetos, o de Sés e Rui Veloso (que se apresenta pela primeira vez em terras galegas) deve emocionar mais o público: o Sayago Blues entre uma voz veterana e outra a de uma jovem e talentosa intérprete galega! Há também outras sorpresas. Cheny e Chico, Chico e Uxía….todas as combinações.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.