AngolaEconomiaPolíticaSão Tomé e Príncipe

A cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe considerada como sendo das melhores

Leya

 

Patrice Trovoada, Chefe do Executivo são-tomense, esteve recentemente na capital angolana em visita oficial para reavaliar a cooperação entre os dois países, que norteiam de interesses comuns,  manifestados formalmente no Acordo Geral da Cooperação desde 1978.

 

O ministro angolano das Relações Exteriores Georges Rebelo Pinto Chikoti considerou as relações de cooperação entre ambos os países como muito profícuas, categorizando como sendo as melhores das melhores nos mais variados domínios, com realce para os das finanças, interior, petróleo e cultura, declaração que repercutiu na imprensa angolana.

 

A CPLP também foi um assunto em destaque. Recorde-se que após um dilema diplomático, ficou decidido que São Tomé e Príncipe dirigirá o Secretariado Executivo nos primeiros dois anos e nos dois seguintes será Portugal. Agora vão trabalhar juntos na elaboração de uma proposta de alteração dos estatutos da CPLP, especialmente a redacção do artigo 18º que se refere ao cargo mais alto da instituição.

 

A alteração dos estatutos da CPLP será para os dois países uma prioridade que vai ajudar a organização a evitar “situações difíceis”, no centro do diálogo estiveram também assuntos de interesse bilateral, fundamentalmente ligados às perspectivas de desenvolvimento e diversificação das economias dos dois países.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.