EconomiaPolíticaPortugal

A União Europeia decidiu, está decidido: acabou-se o roaming!

Lembra-se quando passava de um país europeu para outro e o seu telemóvel ficava sem rede ou começava a receber mensagens ininterruptas de operadoras estrangeiras, algumas em línguas e com mensagens ininteligíveis? Temos boas notícias, esses dias têm os dias contados.

O Parlamento Europeu decretou o fim das tarifas de comunicação no espaço europeu, fazendo com que o custo das chamadas e das mensagens recebidas e enviadas não sofra qualquer alteração, independentemente do país da Europa onde nos encontramos.

A aplicação da medida não será imediata, para que as operadoras tenham tempo para se adaptar às novas exigências legais, mas surtirá efeitos a partir de 15 de junho de 2017.

Esta nova legislação inclui também os planos de dados móveis (MMS e internet).

Contudo a nova lei tem uma ressalva para que não haja situações de abuso, por exemplo, por parte de um cidadão europeu que emigre para outro país e leve consigo o seu telemóvel, ficando a utilizar o serviço de roaming em permanência.

Haverá um limite de chamadas, mensagens e dados a utilizar no estrangeiro ao mesmo preço, findo o qual, poderá ser cobrada uma taxa básica, mas nunca comparável com os valores praticados hoje em dia. Cabe agora à Comissão Europeia definir o tal limite de utilização.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.