Gastronomia

Mousse de amendoim com batata-doce: a rainha da sobremesa fit

3 min

Uma sobremesa fit com ingredientes típicos dos países de Língua Portuguesa, que tal? Que as comidas tradicionais desses locais são deliciosas, não há dúvidas. Mas uma nova receita — leve, sem muitas calorias, sem açúcar e muito saborosa — também ganha espaço entre os que frequentam ginásio e procuram manter a forma: uma mousse de manteiga de amendoim.

 

Amendoim, batata-doce e cacau (de onde se faz o chocolate) são três dos produtos mais típicos dos países de Língua Portuguesa.

 

O amendoim — alcagoita, mancarra, manoba, caranga — tem origem em partes do Brasil e dos Andes, tendo sido uma das principais formas de alimentação dos indígenas. Na era das navegações, foi levado para a Europa e África, onde hoje é ingrediente de inúmeros pratos típicos, como o Caldo de Mancarra, na Guiné-Bissau. A batata-doce tem história parecida, mas é originada na América Central. Já o cacau tem a sua origem atribuída à região amazónica, no Brasil, e se tornou um sucesso depois do processo de torra e moagem das suas sementes — o que deu origem ao chocolate, que também entra na sobremesa fit abaixo.

Sobremesa Fit — Mousse de amendoim com batata-doce

São necessários cinco ingredientes, segundo o Panelinha de Sabores:

  • Batatas-doces (600 gramas)
  • Manteiga de amendoim (6 colheres de sopa)
  • Tâmaras (180 gramas, descaroçadas e demolhadas em 250 ml de água durante 5 minutos)
  • Leite (125 ml + 50 ml)
  • Chocolate preto com 70% de cacau (50 gramas)

E, depois:

  • Amendoins (só para decorar)
  • Raspas de chocolate (só para decorar)

Coza as batatas em água por meia hora, descasque e as triture com as tâmaras. Ficará um puré, então acrescente a manteiga de amendoim, os 125 ml de leite e mexa bem. Separe sete colheres de sopa da mousse em outra tigela e acrescente os outros 50 ml de leite. O restante, divida em seis copos e leve ao frio.

 

Derreta o chocolate no microondas (de 20 em 20 segundos, sempre mexendo, para não queimar). Quando estiver bem cremoso, junte à mousse que havia separado e misture bem. Divida pelos copos e decore com os amendoins e as raspas de chocolate.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.