AngolaBrasilCabo VerdeCulturaGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

CPLP Audiovisual financiará produções em todos os países de língua oficial portuguesa

(Imagem: Freeimages.com)

Cinco anos após a primeira edição do DOC TV CPLP, realizada em 2010, os representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Lisboa na última semana para definir o novo programa do CPLP Audiovisual, que se realiza em 2015.

 

Para além da segunda edição do DOC TV CPLP, este ano terá o lançamento de dois novos eixos:

 

– É uma edição melhorada. Terá um novo eixo que se chama FIC TV CPLP, que é a produção de documentários baseados em obras de ficção de autores de cada país. E também um novo elemento, que é o terceiro eixo, o “Nossas Línguas”, que são documentários produzidos para a televisão sobre problemas da atualidade da língua em cada um dos Estados-membros – explicou a Diretora-geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello em entrevista à RTP.

 

Segundo uma nota informativa divulgada pela CPLP, o lançamento mundial do programa vai acontecer na última semana de julho em Díli, Timor-Leste. Esta iniciativa de fomento à produção e difusão de conteúdos audiovisuais conta com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para o intercâmbio cultural, para o aumento do conhecimento mútuo e para a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos países da CPLP.

 

O período de inscrições arranca no mês de agosto, segundo o portal do programa, que já apresenta uma contagem regressiva para o início das candidaturas. As melhores propostas serão conhecidas no início de 2016, ano em que os filmes deverão ser produzidos.

 

Os projetos contemplados serão oferecidos aos canais de televisão pública dos países e também serão disponibilizados no mercado internacional de televisão e cinema.

 

A CPLP espera repetir este programa já em 2017, ano em que as propostas vencedoras do concurso devem ser exibidas ao público. Clique aqui para mais detalhes.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.