AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

58 países celebram a língua que em breve vai alcançar 380 milhões de pessoas

Leya

 

“Uma língua grande, como os mares”, é este o lema que norteia a celebração do Dia da Língua Portuguesa em mais de 58 países distribuídos em mais de 200 ações. Iniciativa que pretende afirmar o português como língua mundial, que alcançará 380 milhões de falantes em meados deste século.

 

Motivadas por afirmar internacionalmente a língua portuguesa, as acções pretendem também promover o ensino da língua “como língua materna, de herança, segunda, estrangeira” e a sua utilização, bem como “língua de falantes nativos ou que aprendemos a usar”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, na apresentação da iniciativa com amplitude quase duas vezes maior do que o ano passado.

 

Segundo a Agência Lusa, estão programadas atividades como conferências, encontros com escritores, palestras, saraus literários e poéticos, recitais, exibição de filmes e documentários, festivais de cinema, peças de teatro, mostras gastronómicas e provas de vinho. Para os mais novos, há jogos e caça ao tesouro. O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP conta com o apoio ou iniciativa da rede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

A língua portuguesa continua em crescente protagonismo, e em crescente expansão, mas qual será o futuro da língua de trabalho em 32 organizações? O futuro dirá, a CPLP deu o pontapé de saída em 2009 no XVI Conselho de Ministros da CPLP, fixando o dia 5 de maio a data em que anualmente se comemora a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”.

 

A organização que representa os países de língua portuguesa contará com uma cerimónia solene sob o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”, a realizar-se na Sede, Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa. O futuro e o património comum linguístico serão os assuntos fortes dos debates programados, bem como a existência de momentos culturais.

(Imagem: Divulgação CPLP)
(Imagem: Divulgação CPLP)

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.