AngolaBrasilCabo VerdeDestaqueEconomiaGuiné-BissauMoçambiquePolíticaPortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

CPLP quer que todos tenhamos passaportes eletrónicos já em 2016

Todos os cidadãos dos estados lusófonos vão passar a ter passaportes eletrónicos. A decisão saiu da última reunião de ministros da Administração Interna da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

A recomendação já constava da Declaração de Díli, Timor-Leste, e foi agora assinada por todos os estados-membros, com exceção do Brasil, que pediu um período de 30 dias para refletir e pronunciar-se de forma decisiva sobre a questão, não sendo contudo previsível que seja o único estado a ficar de fora.

 

Esta medida visa reforçar a segurança dos registos civis através da sua centralização e do tratamento de dados de forma informatizada, aumentando a eficácia na correta identificação de todos os cidadãos lusófonos.

 

Também ficou decidido adotar uma estratégia comum de segurança para os documentos de viagem e o desenvolvimento e implementação de sistemas tecnológicos de controlo de fronteiras, recorrendo às tecnologias mais recentes nesse campo, que trarão uma maior fiabilidade para os estados e uma melhoria das condições de obtenção de vistos ou de tempo de espera para os controlos nas infraestruturas aeroportuárias para os cidadãos da CPLP que viagem entre países da comunidade.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.