Cabo VerdeNotíciasSociedade

Crimes sexuais aumentam em Cabo Verde

O Relatório Anual sobre a situação da justiça em Cabo Verde – com dados do ano judicial 2017-2018, apontou que os crimes sexuais aumentaram 57,4% no país, chegando a 823 casos, dos quais 38% são abusos a crianças. O Documento é elaborado pelo Ministério Público do país e diz respeito ao período compreendido entre os anos de 2016 e 2017.

 

Confira aqui a Síntese da situação de justiça em Cabo Verde; no sítio do Ministério encontra a íntegra e outros documentos

 

Além dos 38% correspondentes a abusos sexuais de crianças, 33% são relativos a agressões sexuais, 9% a agressões sexuais com penetração e 10% a abusos sexuais de menores entre 14 e 16 anos. Encontram-se pendentes 1.780 crimes sexuais no país.

 

Os dados sobre violência relacionada ao gênero, no entanto, apontam que os casos diminuíram de 2592 para 2080. O número ainda é considerado alto.

 

Houve ainda, no período, aumento de 174,3% nos crimes relacionados a droga, que passaram de 148 para 406.

 

O documento aponta que pela primeira vez nos últimos cinco anos judiciais foi possível resolver mais processos dos que entraram no sistema, o que significa uma redução de pendência na ordem de 20,5%. O número de encerramentos de processos-crime é atribuído à equipa especial de redução de pendências criada na Procuradoria da República da comarca da Praia, capital de Cabo Verde.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.