EconomiaPaísesSociedade

Dos nove países mais empreendedores do mundo, dois são de língua portuguesa

(Imagem: Reprodução insistimento)

O significado de empreendedorismo nos países em desenvolvimento não é o mesmo que nos países desenvolvidos.

Nos países desenvolvidos o conceito está relacionado com o início de novas oportunidades de negócio, já por contraposição, nos países em desenvolvimento refere-se a iniciar novos negócios por conta própria para sua sobrevivência.

O grupo britânico Approved Index fez uma lista dos nove países mais empreendedores do mundo, baseada na percentagem da população adulta que é proprietária ou coproprietária de um novo negócio e se já pagou ordenados durante três ou mais meses.

Quem lidera a lista é o país africano Uganda, em que cerca de 28% da população é empreendedora, seguido pela Tailândia onde 16,7% da população trabalha por conta própria.

O Brasil é o terceiro classificado da lista onde a maioria dos empreendedores são vendedores. Por outro lado, 13,8% dos brasileiros são empreendedores, e metade destes são mulheres – um número muito elevado para os padrões internacionais.

Em quarto lugar vem Camarões onde 13,7% da população ativa é composta por trabalhadores autónomos. No quinto está o Vietname, em que 13,3% da sua população possui o seu próprio negócio.

Em sexto fica Angola, onde 12,4% da população é vendedora de rua – os chamados “zungueiros” e “zungueiras” – e constituem grande parte dos trabalhadores autónomos do país.

6-angola--124-of-the-population-work-for-themselves-street-sellers-zungueiros-for-males-and-zungueiras-for-females-make-up-a-large-portion-of-the-self-employed-traffic-jams-direct
Zungueira (Imagem: Reprodução businessinsider)

Os três últimos lugares correspondem à Jamaica, onde também predominam os vendedores de ruas como trabalhadores autónomos (11,9%), Botswana, o quarto país africano da lista em que 11,1% da população trabalha por conta própria e o Chile, onde 11% da população é empreendedora.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.