CulturaMoçambique

Escritor moçambicano Calane da Silva celebra 70 anos com um livro

Teve lugar no dia 20 de outubro, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, a homenagem ao professor Calane da Silva pelo seu 70º Aniversário e lançamento do livro “Antroplogia Espiritual – Há mais vida para além desta vida”.

O livro apresentado fala da vida corporal, da possibilidade maravilhosa de sabermos que a vida não acaba com a morte do nosso corpo, que somos seres espirituais que habitamos uma casa biológica plena de energia. A obra aborda várias questões relacionadas com aquilo que o autor considera ser uma Antroplogia Espiritual.

Calane da Silva é escritor e ensaísta. Licenciou-se em Letras e apresentou à Faculdade de Letras da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado em Linguística Portuguesa, em 2002, intitulada Pedagogia do léxico : as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha.

Durante 23 anos, foi jornalista e chefe de redação no jornal Notícias, na revista Tempo e director de informação da Televisão de Moçambique – TVM. Foi um dos co-fundadores da Associação de Escritores Moçambicanos, onde foi secretário adjunto, em 1987. Docente no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica, em Maputo, é investigador da literatura de Moçambique.
É Mestre e também Doutorado em Linguística Portuguesa pela Universidade do Porto, Portugal, sendo actualmente docente de Literaturas Africanas e de Didáctica de Literatura na Universidade Pedagógica de Maputo. É membro fundador da Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP), da Organização Nacional dos Jornalistas (actual Sindicado dos Jornalistas) e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

É ainda membro da Comissão Nacional da Língua Portuguesa, da Comissão Nacional da Bioética, da Comissão Nacional da Etnobotânica e Presidente Executivo do Grupo Arco-Íris – Fitoterapia, Ciência e Espiritualidade. É declamador de poesia com CD já editado, assim como artista de teatro, actor e guionista de cinema.

A sua bibliografia publicada é vasta e inclui obras académicas e de investigação linguístico-literária, ensaios, narrativas de ficção (contos e romance), poesia e literatura infantil. É cronista e colaborador de muitos jornais e revistas de Moçambique e do estrangeiro.

Colaborou na imprensa com a publicação de poesias, contos, crónicas e ensaios, está incluído na antologia Sonha Mamana África (1987) e tem publicados os livros Dos Meninos da Malanga (1981) e Xicandarinha na Lenha do Mundo (1987).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.