Guiné-BissauPolítica

Guiné-Bissau e Venezuela assinam novos acordos de cooperação bilateral

Leya

 

Os governos da Guiné-Bissau e da Venezuela assinaram, na última segunda-feira (4 de abril), em Caracas, novos acordos de cooperação bilateral nas áreas da agricultura, comunicação, defesa, energia e saúde.

 

O acordo foi assinado num encontro entre a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodrigues, e o seu homólogo da Guiné-Bissau, Artur Silva, e os ministros guineenses da Defesa e da Comunicação Social, Adiatu Djaló Nandigna e Agnelo Regala, respetivamente.

 

A Ministra Venezuelana de Relações Exteriores explicou que na área da comunicação, a Telesul, estação pública de televisão com sede em Caracas, passará a transmitir para a Guiné-Bissau.

 

O ministro de Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Artur Silva, precisou que entre os acordos assinados encontra-se a construção, em território guineense, de um centro de hemodiálise, a formação de especialistas em medicina e a construção de um complexo educativo que terá o nome do falecido Presidente da Venezuela Hugo Chávez.

 

Durante o encontro, os dois responsáveis condenaram o terrorismo e avaliaram a possível participação da Guiné-Bissau na próxima cimeira dos Países Não Alinhados, que terá lugar nos próximos meses na Venezuela.

 

Desde 2008, Venezuela e Guiné-Bissau intensificaram conversações para fortalecer a cooperação bilateral. Em 2009, ambos países assinaram sete acordos de cooperação, em áreas como o combate ao tráfico de drogas, saúde, energia, minas e educação.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.