EconomiaMoçambique

Jovem empreendedor moçambicano é semi-finalista do concurso internacional GIST Tech

Leya

 

O moçambicano Guidione Machava, da startup UX, foi eleito semi-finalista do GIST Tech I 2016, uma competição internacional para empreendedores dos sectores das ciências e tecnologias. O concurso é organizado pelo Departamento de Estado Norte-Americano e pela American Association for Advancement of Science (AAAS) e nesta fase junta representantes de 51 países de economias emergentes.

 

Guidione Machava participa na competição com o Xtique, um aplicativo para a gestão de grupos de poupança e crédito com o mesmo nome, prática largamente conhecida no país, sendo a competição ao mesmo tempo uma oportunidade para divulgá-la e criar uma solução efectiva para a seu bom manuseio.

 

Clique na imagem para assistir ao vídeo de apresentação do projeto:

xtique

Na primeira fase da competição participaram mais de mil candidaturas, tendo sido seleccionadas os 102 semi-finalistas, que agora vão a eleição pública. Os finalistas participarão, entre 23 e 24 de Junho, na Global Entrepreneurship Summit, na Califórnia (Estados Unidos), tendo a possibilidade de apresentar as suas ideias para um painel de investidores.

 

Guidione Machava é estudante de Economia e trabalha no sector de tecnologias de informação e comunicação há cinco anos, actuando em iniciativas para o desenvolvimento do ecossistema de startups. É o único representante moçambicano na competição. Para votar no Guidione Machava, aceda à página oficial do concurso, clicando AQUI.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.