Economia

Livro “A Força das Coisas – diário de um futuro lusófono” tem lançamento hoje

É já hoje em Lisboa o lançamento do livro “A Força das Coisas – diário de um futuro lusófono”, de Rui Moreira de Carvalho. O evento tem início às 18h30, na Livraria Bertrand (Picoas Plaza, loja Co.9).

A obra é um contributo para nos ajudar na problematização do nosso tempo e do nosso espaço – espaço geográfico (CPLP) e espaço afetivo (a língua). O autor, especialista em comércio internacional e apaixonado pela lusofonia, apresenta neste livro uma interessante descrição e reflexão sobre a situação da economia global em que vivemos. O prefácio é da autoria de Pedro Rebelo de Sousa. Confira um trecho do prefácio:

“Une-me ao Rui M. de Carvalho uma “patológica” crença neste nosso País e sobretudo na potencialidade da lusofonia, por mim vivida em África e no Brasil, como pelo Autor, com intensidade e sentido de urgência do seu aprofundamento.
O Autor lembra-nos como chegámos aqui e o que de estruturante existe para equacionar o futuro – a nossa necessária participação na difícil,longa e imprevisível construção europeia e a necessidade de avaliar a rutura de 1974 sem ilusões ou fantasias ideológicas, a par das nossas questões macro no domínio socioeconómico que, uma vez mais, se viram agudizadas com o descontrolado endividamento em contexto adverso.
Em suma, um livro que nos desassossega ou, como diz o Autor, nos obriga a focar ‘no que é possível fazer. Sabemos que temos de mudar. Mas, para atingir tal desiderato, importa pensar o mundo e o futuro. Mudar com clareza e com a esperança. A esperança dos livres e dos que amam a vida. Viver é bom’. “

Além do evento em Lisboa, também haverá um lançamento na cidade do Porto, no dia 30 de junho, às 18h30.

Rui Moreira de Carvalho nasceu em Moçambique em 1962. É engenheiro de máquinas marítimas (ENIDH), mestre em economia e gestão da ciência (ISEG) e doutorado em gestão de empresas (ISCTE). É professor associado no ISG e na ULHT. Desde fevereiro de 2009, é assessor do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. Desde 2013, integra o Conselho Geral da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH). Desde junho de 2013, é Presidente do Conselho Fiscal da SAD do Sporting Clube de Portugal.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.