CulturaNotícias

Moçambique e Brasil unem-se em Semana Cultural para celebrar a liberdade

Por ocasião das celebrações dos 40 anos da Assinatura dos Acordos de Lusaka em Moçambique e dos 192 anos da Independência do Brasil, ambos assinalados no dia 7 de Setembro, a Embaixada do Brasil e o Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), realizam, entre os dias 7 e 14, uma série de ventos culturais que retrata a convergência e identidade cultural entre Moçambique e Brasil.

A Semana Cultural será inaugurada com o lançamento do programa de rádio sobre a nova música brasileira, a ser transmitido aos domingos, a partir das 18:30 horas, pela Rádio Moçambique, na Antena Nacional. Trata-se de uma parceria entre a referenciada estação emissora e a Embaixada do Brasil, cujo objetivo centraliza-se na divulgação dos novos nomes da música brasileira e a respectiva diversidade da produção musical contemporânea.

No terceiro dia, 9 de Setembro, o pátio interno do CCBM acolherá as exibições teatrais da peça “O Folclore do Amor”, do grupo brasileiro “As Lucianas”. O trabalho enquadra-se no projecto cultural “Conexão Teatral Brasil-Moçambique” e em parceria com a Associação Cultural Xinguerenguere ACX. Ainda no mesmo dia, o poeta brasileiro Enéias Tavares Santos, inaugura uma mostra de Xilogravuras.

No dia 10 de Setembro, o conceituado escritor moçambicano Calane da Silva vai ministrar uma palestra com objetivo virado para a produção literária luso-afro-brasileira e a importância do português como fator de unidade e identidade nacional nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A ter lugar na Galeria Portinari do CCBM, a partir das 18 horas, o colóquio chama-se “Língua Portuguesa e Instituição Literária na CPLP”.

No dia 11 de Setembro o músico moçambicano Stewart Sukuma, acompanhado pela Banda Nkhuvu, vai aproximar os dois povos, moçambicanos e brasileiros, ao cantar músicas de cada região. O evento acontecerá a partir das 19 horas.

Para além das outras manifestações artístico-culturais que marcarão a Semana Cultural, o CCBM inaugura, no dia 12 de Setembro, o Cineclube Brasil, com a exibição do documentário “A Vida é um Sopro”. O filme versa sobre a vida e a obra do arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer.

Para encerrar as atividades que marcam o dia da liberdade brasileira e da moçambicana, a Embaixada do Brasil e o Hotel Polana promovem, nos dias 13 e 14, a partir das 12 horas, um almoço de gastronomia brasileira. Na cerimônia final serão servidos pratos típicos brasileiros, tais como, moqueca de peixe, xinxim de galinha, feijoada, churrasco e acarajé.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.