CulturaMoçambique

Neyma é a melhor artista feminina dos PALOP no “African Entertainment Awards” dos EUA

A cantora moçambicana Neyma venceu o prémio de melhor artista feminina dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no concurso do African Entertainment Awards nos EUA. Para este concurso participaram destacados artistas dos PALOP.

 

>>> Artistas dos PALOP concorrem ao “African Entertainment Awards” nos EUA

 

O objetivo do African Entertainment Awards é de criar uma plataforma para a promoção das vozes da Diáspora Africana em torno de várias questões actuais que também afectam Africanos residentes nos Estados Unidos e nos seus países de origem.

 

A artista agradeceu a premiação em vídeo:

 

 

Quem é Neyma?

 

Neyma Alfredo, artisticamente conhecida pelo primeiro nome, é uma cantora moçambicana de Marrabenta e Zouk, nascida em Maputo, aos 6 de Maio de 1979.

 

Devido às dificuldades que enfrentou ainda muito jovem, Neyma aprendeu a lidar com a vida de uma forma muito determinada. Foi com a sua participação, em 1995, no programa musical de show de talentos, “Fantasia”, no qual conquistou o segundo lugar, que Neyma descobre a sua paixão pela música. Lançou seu primeiro álbum, “Brigas” em 1999 e contou com os singles, “Brigas”, “Mãe, Virtude Mais Bela” e o grande sucesso “Praia feliz”, que deu a ela uma grande visibilidade a nível nacional. Depois do sucesso de “Brigas”, vieram os Álbuns “Baila”, em 2000 e “Renascer”, em 2001.

 

Neyma regressa depois de alguns anos sem lançar nenhum álbum, com “Arromba” em 2005, que a trouxe de volta para os holofotes e para o reconhecimento internacional como a Diva da música de Moçambique e do mundo lusófono. No início de 2010, ela lançou um novo álbum intitulado “Neyma 10 Anos” comemorando seus 10 anos na indústria da música moçambicana.

 

Durante sua brilhante trajectória, Neyma foi agraciada com vários prémios, a destacar:

 

– Música popular do programa “Ngoma Moçambique”, com “Lirandzu”, 2002;
– Canção mais popular do top feminino, 2004
– Nomeação para o Channel’O music awards 2006
– Melhor artista no canal internacional Afro Music, 2007
– Artista mais popular do Mozambique Music awards, 2009
– Melhor artista feminino no Mozambique Music Awards, 2010

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.