MoçambiqueSociedade

Notícias de Moçambique: conheça as principais fontes de informação do país

3 min

Numa listagem exclusiva, a Conexão Lusófona reuniu 15 das mais importantes fontes noticiosas de Moçambique. Como pensamos sempre na nossa comunidade internacional de leitores/as, todas as referências selecionadas ficam à distância de um clique. Esteja onde estiver, poderá ter acesso a estas publicações. O único requisito é que tenha um telemóvel ou computador com internet.

 

É importante notar que nem todas as referências são moçambicanas. Algumas estão sediadas noutros países e têm mais lugares associados às suas notícias, nomeadamente do continente africano. Contudo, essa é apenas uma vantagem: não só significa que Moçambique está na imprensa internacional, como permite que o/a leitor/a consuma informação que está fora da “bolha” da sua própria imprensa.

 

Sem mais demoras, saiba quais são estas 15 fontes de informação.

 

O País

Publicação nacional generalista, com as principais temas de relevo no país: Sociedade, Economia, Desporto, Cultura, Opinião e Política.

 

Jornal Notícias

À semelhança da fonte anterior, também se trata de uma publicação nacional, de cariz generalista.

 

Club of Mozambique

Quase totalmente dedicado a Moçambique, este site está escrito na língua inglesa. No entanto, a sua consulta não deixa de ser uma mais-valia para quem quer estar informado/a sobre o país. Foi fundado por Adrian Frey, um investidor suíço-moçambicano, com o objetivo de divulgar conteúdos relevantes sobre negócios, turismo, política e a economia do país.

 

Carta de Moçambique

Mais um título nacional. Aqui poderá encontrar entrevistas, artigos de opinião e inúmeras notícias sobre o país.

 

Savana

Tal como a publicação anterior, Savana é uma fonte nacional de notícias, de cariz generalista. É composta, sobretudo, por hard news.

 

Folha de Maputo

Não só dedicada a conteúdos sobre a capital moçambicana, esta referência segue a linha das duas anteriores. Cariz generalista, hard news, mas também artigos sobre Vida e Lazer (uma das secções à disposição).

 

Portal Sapo Moçambique

Com direito a separador próprio, as novidades moçambicanas também têm lugar neste site. Embora os conteúdos que são tendência apareçam no topo da página, mesmo depois de aceder à secção do país, ligeiramente mais abaixo surgem as “últimas” nacionais. Os temas são voltados para as questões mais urgentes do país; por norma, os assuntos políticos.

 

Interlusófona

Aqui interessam todos os países da lusofonia, mas é possível selecionar diretamente o país em que está mais interessado/a. É uma publicação generalista, mas não é constituída por apenas hard news. Contém secções como Lifestyle, Tecnologias, Música e Eventos.

 

ONU News

Pode não ter novas notícias para ler todos os dias, mas vale a pena consultar esta plataforma para se informar. Os conteúdos são de grande relevância para o desenvolvimento do país.

 

Deutsche Welle

Uma das referências noticiosas no que toca à África lusófona. A secção dedicada a Moçambique foca, principalmente, em questões políticas e económicas.

 

Voz da América

Publicação financiada pelo Governo Federal dos Estados Unidos da América, mas que opera exclusivamente fora do seu território. O separador sobre Moçambique pode ajudar a que se mantenha informado/a sobre as últimas novidades nacionais, principalmente a nível político.

 

Mundo Lusíada

Na secção da CPLP (Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa) irá encontrar as notícias mais relevantes sobre Moçambique. As matérias sobre o país não são lançadas diariamente e apresentam um cariz voltado para as hard news.

 

Macahub

Publicação macaense cujo separador dedicado às notícias sobre Moçambique segue a mesma lógica de nomenclatura — Moçambiquehub. Aqui poderá aceder a um enorme volume de conteúdos noticiosos sobre o país. Economia e Política são os temas mais frequentemente abordados.

 

Público

Jornal de referência no território português, mas que conta com um separador inteiramente dedicado a Moçambique. Embora não saiam notícias diariamente sobre o país, o interesse e a pertinência da informação divulgada pela publicação são inegáveis.

 

Conexão Lusófona

Esta referência não podia faltar. A CL tem inúmeros artigos sobre este país africano, envolvendo os mais variados temas — desde política, gastronomia, cultura, entre muitos outros.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.