Grandes IdeiasHistória

Agora já pode aceder a 30 anos de reportagens numa só plataforma

2 min

Sons da História. É mesmo disso que se trata: sons que marcaram Portugal e o mundo, transmitidos pela rádio para que chegassem às populações. Desde 1988 até 2018, tratam-se de 30 anos de partilhas radiofónicas que marcaram a nação ou a História mundial e que agora estão à distância de um clique. Tudo graças ao aniversário da TSF Rádio Notícias, famosa estação de rádio portuguesa, que prima pelo cariz noticioso e informativo.

 

A propósito da celebração do 30.º aniversário da emissora, foi lançada uma plataforma interativa — a Sons da História —, que promete não deixar ninguém indiferente. Criada em parceria com a Fundação Manuel dos Santos, nela podem ser encontrados vários relatos de momentos marcantes, com curiosidades e detalhes associados. Não raras vezes, estes sons contam com a participação de algumas pessoas que fizeram parte daquelas vivências, enquanto jornalistas ou protagonistas.

 

Acontecimentos como o incêndio do Chiado, em 1988, que constituiu a primeira grande Emissão Especial da TSF através de relatos únicos e em direto; a Guerra do Golfo (1990 – 1991), contada pela voz do repórter David Borges, que trabalhou ao lado da BBC e da CNN durante a cobertura; ou o mítico relato de Jorge Perestrelo durante os penáltis da seleção portuguesa contra a Inglaterra, no Campeonato Europeu de Futebol de 2004: está tudo aqui. Se assistir ao vídeo promocional, talvez fique ainda com mais vontade de espreitar o conteúdo da página.

 

sons da historia
Amostra da página principal da plataforma Sons da História (Imagem: Reprodução Sons da História)

 

Da história fazem parte, também, alguns programas emblemáticos da estação. O site oferece a oportunidade de revisitar o espaço de debate político “Flashback”, o “Exame” de Marcelo Rebelo de Sousa, o “Sinais” de Fernando Alves, ou o “Humor”, que é descrito como “uma marca indelével da rádio”.

Muito mais do que som

É verdade: esta plataforma tem muito mais do que som para oferecer. Através do seu design interativo, os visitantes do site poderão aceder a um mapa com vários eventos relevantes demarcados. Além disso, também há um quizz associado, bem como uma parte dedicada às figuras principais dos últimos 30 anos. Na lista constam os rostos de Lula da Silva, Cristiano Ronaldo, Nelson Mandela, Amália Rodrigues, Princesa Diana, entre muitas outros. Em suma, pessoas que tiveram direito a tempo de antena nas emissões da TSF, desde 1988 até 2018.

 

A plataforma irá continuar a ser alimentada e a crescer, o que faz do seu estado atual apenas um primeiro passo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.