MundoSaúde

Organização Mundial da Saúde declara emergência mundial por causa do vírus zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira a situação com o zika vírus e a microcefalia uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

 

Durante uma coletiva de imprensa, em Genebra, a chefe da OMS, Margaret Chan, afirmou que 18 especialistas e conselheiros olharam, particularmente, para a “forte associação” entre “infecção com o zika vírus e o aumento de casos detectados de malformações congênitas e complicações neurológicas”.

 

– Os recentes casos de microcefalia e outras anormalidades neurológicas relatados na América Latina, após casos semelhantes na Polinésia Francesa em 2014, constituem uma emergência de saúde pública de preocupação internacional – declarou.

 

Segundo a diretora-geral da agência da ONU, os especialistas concordaram que a relação causal entre a infecção pelo zika durante a gravidez e a microcefalia é fortemente suspeita, embora ainda não comprovada cientificamente. Todos concordaram também que é urgente coordenar ações internacionais para investigar e compreender melhor esta relação.

 

Clique na imagem abaixo para tirar dúvidas sobre o vírus zika:

especialthumb

A falta de vacinas, de testes rápidos e confiáveis para o diagnóstico e de imunidade da população em áreas recém-afetadas também foram citados como causas de preocupação.

 

Chan declarou que uma “resposta internacional coordenada é necessária para minimizar a ameaça dos países afetados e reduzir o risco de maior propagação internacional”. No entanto, a chefe da agência afirmou que o comitê não encontrou uma justificativa de saúde pública para restrições a viagens e comércio para evitar a propagação do zika vírus.

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.