AngolaBrasilCabo VerdeCulturaGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

Projeto fotográfico iniciado no Instagram transforma-se em exposição que retrata os países de língua portuguesa

Imagens e vídeos partilhados pela rede social Instagram e que representam os países e falantes da língua portuguesa agora fazem parte de uma exposição itinerante, iniciada no último dia 16 de dezembro, no Rio de Janeiro.

 

Denominada @NossaLíngua, a exposição apresenta cem imagens que retratam o cotidiano dos países de língua portuguesa. A origem, na rede social, conta com imagens que representam diferentes temas, como Casa, Trabalho, Terra, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz e Palavra.

(Imagem: Reprodução Instagram @nossalingua)
(Imagem: Reprodução Instagram @nossalingua)

A realidade de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor-Leste estão representadas nas fotografias, fruto do trabalho de profissionais e também de amadores. As fotos seleccionadas para o projeto são de 68 autores, e também farão parte de um livro organizado para a mostra.

 

O projeto é inédito e durante a exposição são também exibidas as cenas do documentário NossaLíngua.doc, que vai ser lançado em 2016. Entre os trechos apresentados estão as entrevistas com escritores de diferentes países, como Mia Couto, de Moçambique, e José Luiz Peixoto, de Portugal.

 

 

Conheça o projeto que une os países de língua portuguesa através do Instagram

 

Até 5 de janeiro a exposição permaneceu no Centro Carioca de Design, com entrada gratuita. O objetivo é que a mostra continue por outras cidades brasileiras e pelos países de língua portuguesa, sem cronograma definido até o momento. O projeto tem o patrocínio do IRB Brasil RE, do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Para acompanhar pelo Instagram, basta seguir o @nossalingua

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.