AngolaBrasilCabo VerdeCulturaGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Conheça o projeto que une os países de língua portuguesa através do Instagram

(Imagem: Reprodução nossalinguadoc)

Um grupo de criadores brasileiros lançou o projeto Nossa Língua, que pretende contar a história da língua portuguesa por meio de um documentário virtual que compila fotografias tiradas pelos utilizadores do Instagram de todos os países de língua portuguesa.

 

Mas como se pode participar neste projeto?

 

Como é comum em projetos no Instagram, a ação funciona por missões (serão dez temas relacionados à lusofonia: Terra, Casa, Trabalho, , Festa, Gente, Lazer, Raiz, Palavra e Mar). Para participar, basta ter uma conta na app e partilhar fotografias com as respetivas hashtags (por exemplo: se o tema é mar, colocar #NossaLingua_mar). A cada semana é divulgado um tema e para cada tema são escolhidas as dez melhores fotografias, selecionadas por um grupo de sete “instagrammers” curadores.

 

(Imagem: Reprodução Instagram Nossa Língua)
(Imagem: Reprodução Instagram Nossa Língua)

Ao final do projeto, serão selecionadas 100 fotografias para uma exposição que inclui textos escritos por autores de todos os países envolvidos: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor Leste e Macau. Depois da exposição, serão ainda publicados um livro e um documentário – que, segundo a organização, será o primeiro documentário visual dos países de língua portuguesa.

 

Vão ser realizadas filmagens (agendadas para outubro) para a execução do documentário, que contará também com as fotografias escolhidas. Os destinos já confirmados para a realização da média metragem, com estreia prevista até ao início de 2016, são: Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

 

Até agora já foram cumpridas duas missões: Terra e Casa. A próxima missão começa hoje e tem como tema o Trabalho.

 

Saiba mais sobre o regulamento aqui.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.