PaísesPortugalTurismo

Sabia que é possível voar sem custos nos Açores? Veja aqui como

(Imagem: Reprodução flickr)

Embora não seja muito divulgado, a SATA (empresa aérea que opera nos Açores) está obrigada a disponibilizar um serviço que permite transportar os viajantes entre as ilhas do arquipélago dos Açores de forma gratuita.

Esta medida foi tomada devido a negociações entre o Governo Regional dos Açores e o Governo Central que levaram a liberalização do espaço aéreo e com o intuito de aumentar a promoção turística.

Para recorrer a este serviço, basta indicar o voo e horário em que pretende viajar e pedir à SATA a emissão do bilhete para outra ilha à sua escolha. O bilhete gratuito tem que ser utilizado nas 24 horas seguintes à chegada aos Açores.


 

Algumas informações úteis sobre este serviço:

1. Pode voar para o arquipélago com qualquer companhia aérea (mesmo que seja uma low cost) e recorrer ao serviço Encaminhamento da SATA.

2. Os stopovers (pequenas estadias) não são permitidos visto que o objetivo do Encaminhamento é compensar as limitações na mobilidade de e para os Açores provocadas pela alteração do transporte entre Portugal Continental e o arquipélago. O período máximo que pode ficar em São Miguel ou Terceira, entre a chegada do voo à ilha a e partida do voo inter-ilhas para o destino final é de 24 horas.

3. É importante verificar antecipadamente se existem lugares disponíveis no voo pretendido, pois se durante 24 horas após a chegada à ilha isso não acontecer a SATA não lhe emitirá o bilhete de Encaminhamento. Para evitar esse problema, a SATA permite ao passageiro solicitar reserva de Encaminhamento antes de comprar a passagem aérea para os Açores. Após receber a confirmação do Encaminhamento, tem seis horas para comprovar que tem um bilhete válido para os Açores.

4. Na chegada à ilha de destino, o viajante tem de recolher a bagagem na chegada e fazer check-in para o voo de Encaminhamento, devido às duas passagens aéreas serem distintas.

5. Um risco que o passageiro terá de assumir é quanto aos atrasos: se um voo se atrasar e a ligação entre ilhas for perdida a SATA não tem qualquer obrigação de o transportar para o destino final, pelo que se quiser voar para o destino final terá de comprar uma passagem nova. Sugere-se que a partida do voo de Encaminhamento seja pelo menos 3 horas (idealmente mais) após o horário previsto de chegada do voo inicial.

6. Os bilhetes comprados com milhas não permitem solicitar reserva ao abrigo do programa de Encaminhamento.

Veja os termos e condições completos aqui.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.