Cultura

Selma Uamusse põe todos a dançar ao som dos ritmos moçambicanos

A cantora moçambicana Selma Uamusse terminou recentemente o processo de gravações do próximo disco do compositor português Rodrigo Leão com a Orquestra e Coro da Fundação Calouste Gulbenkian e prepara-se para gravar a sua estreia em nome próprio, processo que teve início com a participação do produtor e pianista argentino-brasileiro Pablo Lapidusas.

Numa entrevista concedida ao Kaymu Moçambique, Selma retrata os seus vários projetos musicais e confessa a sua enorme paixão pela música e pelo palco.

Atualmente a viver em Portugal, a cantora refere que estabelece como desafio pessoal aprender mais sobre a música, dança e instrumentação moçambicana e trabalhar no sentido de a difundir, aproveitando toda as experiências anteriores como a colaboração com a banda portuguesa Wraygunn, a passagem pela Escola de Jazz Luiz Villas-Boas e o tributo à icônica cantora americana Nina Simone. Aliás, quando confrontada com a extensa lista de colaborações que tem no seu currículo, Selma evidencia a sua versatilidade:

– Considero-me multidisciplinar e tenho alguma facilidade em aceitar desafios diferentes porque sou também apreciadora de gêneros musicais muito diferentes – explica.

Debruçando-se sobre a indústria musical moçambicana, dá vários exemplos de boa música produzida no país, referindo nomes como Isabel Novela, Miguel Xabindza e Deltino Guerreiro. Numa nota mais pessoal, confessa ainda que é entusiasta por roupas feitas à medida com capulana que recebe de Moçambique.

Selma Uamusse nasceu em 1981 em Maputo e nunca perdeu a ligação à sua terra natal. Tendo trabalhado em diversas áreas musicais nos últimos 13 anos, deixou o percurso profissional da Engenharia em prol de uma busca daquilo que é a sua identidade musical. Nessa busca, tem vindo a estabelecer um encontro não apenas com aquilo que tem sido a formação académica e de estrada na área musical, mas também com suas raízes moçambicanas.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.