BrasilCulturaPaíses

Seu Jorge acusado de plágio

(Imagem: Reprodução Ecos Cotidianos)

 

Carolina”, “Tive Razão”, “Chega no Swing” e “Gafiera, S.A.” são quatro êxitos já gravados por Seu Jorge, que estão a ser contestados em tribunal pela dupla Rodrigo Freitas, mais conhecido por Kiko, e Ricardo Garcia. “She Will” e “Não tem”, são duas músicas  registadas em nome do artista, que a dupla alega também serem da sua autoria.

Segundo estes, em 1999 criaram o projeto “Gafiera, S.A.” e convidaram o músico carioca para gravar com eles algumas das canções e fazer concertos em formato baile. Nos ensaios em Brasília, Seu Jorge teve conhecimento de todas as canções do álbum. Álbum que nunca chegou a sair para o mercado, por impedimentos e adiamentos vários, mas ao qual Seu Jorge teve acesso tendo inclusivamente feito uma cópia do mesmo para si.

Rodrigo Freitas diz que lhe causou estranheza quando ouviu alguém cantar a música “Tive razão” pela primeira vez, ano e meio depois de a ter composto, e que a surpresa foi ainda maior quando descobriu que a música tinha sido registada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, como sendo um original de Seu Jorge. Entretanto, a música já foi registada pela dupla, propositadamente, para que haja uma averiguação oficial da sua originalidade.

Seu Jorge recusou-se a comentar o caso, mas os seus advogados prestaram declarações dizendo que esperavam que o Poder Judicial fizesse Justiça.

Danusa Carvalho, agente de Seu Jorge à data dos factos, diz recordar-se que o artista foi convidado para produzir e não para participar no álbum da dupla, contrariamente ao que é alegado por esta, e que o trabalho não foi concluído porque os seus honorários, no valor de 5 mil reais (cerca de 1500 euros), nunca lhe foram pagos.

Em tribunal, para além do reconhecimento da autoria das canções, Ricardo Freitas e Ricardo Garcia pedem também uma indemnização pelos prejuízos causados, pelos lucros cessantes e por danos morais.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.