BrasilPaíses

Título da NBA teve mão de um brasileiro

(Imagem: Reprodução NBA)

 

A mão e não só. Teve também os pés, a alma e toda a genialidade e entrega de Leandro (ou Leandrinho, como preferirem, apesar dos seus 1.91 metros e 91.6 kgs) Mateus Barbosa, o paulista base dos Golden State Warriors, a equipa norte-americana de basquetebol que se sagrou ontem campeã da National Basketball Association (NBA), a principal liga da modalidade nos Estados Unidos da América e referência em todo o mundo.

leandro campeão

Leandrinho sorri com o troféu Larry O’Brien

(Imagem: Reprodução NBA)

 

O explosivo base  – considerado um dos mais rápidos da liga, apesar dos seus 32 anos de idade – é já um veterano da competição, tendo chegado à NBA há 11 anos atrás, através da primeira escolha dos Phoenix Suns (#27 no geral), no famoso draft de 2003, precisamente o mesmo que trouxe Lebron James (ele sim foi mesmo a primeira escolha desse draft), a estrela dos Cleveland Cavaliers, equipa derrotada nesta finais, e onde atua outro brasileiro, Anderson Varejão.

Embora não sendo titular, Leandro Barbosa foi uma das primeiras escolhas de Steve Kerr, o treinador que se sagrou campeão na sua época de estreia na liga, tendo contabilizado médias de 7.1 pontos, 1.5 assistências e 1.4 ressaltos por jogo na época regular e 5 pontos, 0.9 assistências e 1.3 ressaltos por jogo nos playoffs, a fase da competição em rondas a eliminar à melhor de sete. Para além disso, também este particularmente bem nos lançamentos de três pontos, uma das armas preferenciais da sua equipa, onde registou uma média de 38.4% de eficácia na época regular e 34.8% nos playoffs, o que fez de si um dos principais contribuidores do banco dos californianos.

Prova disso mesmo, são números que registou no decisivo jogo de atribuição do título: 15 minutos em campo (foi o segundo suplente com mais minutos), 5 pontos, 2 roubos de bola, 1 assistência, 3 ressaltos e 1 triplo.

leandro e lebron

Leandro Barbosa a defender Lebron James. Reencontro da classe de 2003.

(Imagem: Reprodução NBA)

 

No final do encontro o jogador deu mostras do seu estado de espírito e festejou efusivamente, este que foi o seu primeiro título de campeão da modalidade em terras americanas.

Leandro Barbosa sucede assim a Tiago Splitter, jogador dos San Antonio Spurs, campeões em 2014, seu amigo e companheiro de seleção, enquanto representante do Brasil de campeões em título da principal competição basquetebolística do mundo, reforçando ainda mais, o estatuto que os jogadores brasileiros já atingiram na liga.

brasileiros na nba
Da esquerda para a direita: Nené Hilário (Washigton Wizards), Leandro Barbosa (Golden State Warriors), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers)

(Imagem: Reprodução NBA)

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.