BrasilPaísesSociedade

Americano que viveu em São Paulo cria lista com as 20 coisas que mais odeia no Brasil

(Imagem: Reprodução Conectas)

 

Um americano casado com uma brasileira, que viveu em São Paulo durante 3 anos, elaborou uma lista com os 20 motivos pelos quais odiava o Brasil e os brasileiros e colocou-a online.

Em menos de um fósforo a lista tornou-se viral nos Estados Unidos e não tardou muito até que um outro blogue fizesse uma adenda à lista original, com mais críticas ao país e ao povo.

Traduzimos a lista original, para que possa refletir nos argumentos que fazem com este americano não goste de (quase) nada que venha do Brasil:

  1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite, mesmo que lhe peça educadamente para baixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me”, quando alguém esbarra com tudo em você na rua, simplesmente não existe.
  2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se veem uma maneira de passar por você e furar a fila, fá-lo-ão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo que não estejam com pressa. Então, por que fazem eles isso? Só porque podem, porque veem a oportunidade, porque querem ganhar vantagem em tudo. Sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.
  3. Os brasileiros não têm respeito pelo seu ambiente. Despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes como são, estão a ser desperdiçados a uma velocidade surpreendente.
  4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e no governo. Embora todos os governos tenham funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.
  5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com os seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.
  6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que tenha uma amante são enormes.
  7. Os brasileiros são muito expressivos nas suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito pela a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.
  8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.
  9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um sentido de direito que está para além do imaginável. Acham que as regras não se lhes aplicam, que estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.
  10. Brasileiros interrompem constantemente o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido. Uma competição de gritos.
  11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e, normalmente, não há  nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.
  12. Os brasileiros fazem tudo de forma inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e, para além disso, têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante.
  13. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrónicos e carros, incrivelmente caros. Se os empresários seguirem as regras e pagarem todos os seus impostos, é quase impossível que sejam rentáveis. Resultado, a corrupção e subornos em empresas e no governo são comuns.
  14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para serem hermeticamente isoladas ou incluirem passagens de ar.
  15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitiva e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.
  16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam tempo sozinhos, especialmente nas refeições e aos fins-de-semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, odeio porque gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vá assistir (ou pior, convidar amigos e família) a cada refeição e é criticado se não se comportar “normalmente” e optar por ficar sozinho.
  17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, das suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente também odeio, porque me deixa desconfortável e afeta o meu casamento. Os adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e a sua família de origem (especialmente as mães) continua a envolver-se nas suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como pode imaginar, este é um item difícil para um cônjuge proveniente de outra cultura.
  18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.
  19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e na abundância de corrupção, eu não confio no governo quando diz que é totalmente seguro e não é prejudicial a longo prazo.
  20. E, finalmente, os brasileiros só têm um tipo de cerveja (aguada) que é realmente uma porcaria, e claro, as cervejas importadas são extremamente caras.

1 Comentário

  1. Celso
    9 Novembro, 2015 às 13:10 — Responder

    Acho natural um cidadão estrangeiro não gostar de tudo que um país tem para oferecer. Eu também não gosto de tudo que tem a ver com os EUA. Não gosto da corrupção e impunidade lendária do Brasil mas detesto ainda mais os conflictos armados que os EUA instigam em muitos lugares do mundo para depois poderem vender armas. (ironicamente, foi a indústria bélica que fez dos EUA o país mais poderoso do mundo graças aos Nazis). Não gosto da comida fastfoods que de saudável, pouco ou nada tem. Basta olhar para as cinturas da maioria dos Americanos. Não gosto do facto de não deixarem os sem abrigo pelo menos erguerem um simples barraco para se protegerem dos elementos, obrigando-os a dormir nos passeios ou debaixo das pontes. Não gosto da segregação e dos preconceitos raciais que ainda estão bem vivos em muitos estados Americanos. Não gosto do facto de poucos Americanos terem a noção da poluíção causada pelos seus carros gigantes e sedentos nas estradas só porque têm petróleo barato, garantido pela força das armas e pelas ameaças de sanções económicas. Não gosto das zonas suburbanas longinquas das cidades onde o único evento social é uma ida ao shopping. Mesmo assim, prefiro o estilo de vida na America por ser muito mais seguro que a criminalidade fora do controlo no Brasil.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.