Cabo VerdePaíses

Cabo Verde terá o seu primeiro representante na NBA

(Imagem: Reprodução Atlanta Hawks)

 

Desta vez é mesmo a valer, Walter Samuel “Edy” Tavares vai mesmo para a NBA!

FB

(Imagem: Reprodução Facebook)

 

Em 2013 o atleta que nasceu na Ilha do Maio já se tinha declarado eligível para o draft, mas acabou por retirar a sua candidatura e regressar ao seu clube, o Herbalife Gran Canaria.

O ano passado Edy foi mesmo até ao fim no processo, acabou por ser selecionado pelos Atlanta Hawks com a #43 escolha do draft, mas regressou de novo a Espanha para ganhar mais experiência e ritmo competitivo.

Esta época Walter Tavares teve um crescimento exponencial na Liga ACB (médias de 8,2 pontos e 7,9 ressaltos por jogo), talvez a principal liga europeia e, sobretudo, a liga onde os americanos mais contratam fora de portas, e isso foi fundamental para convencer os responsáveis da equipa da costa Este dos Estados Unidos a apostar definitivamente nele, e a oferecer-lhe um contrato de vários anos.

evolução

(Imagem: Reprodução Facebook)

 

Leia também:

>>> Título de campeão da NBA teve a mão de um brasileiro

 

Edy tem uma história curiosa e digna de Hollywood (à atenção de Lakers e de Clippers, equipas baseadas na cidade do cinema), uma vez que foi descoberto aos 19 anos por um turista alemão que visitava Cabo Verde (conquistas inesperadas graças ao aumento do turismo no arquipélago) e, alegadamente, até aos 17 anos nunca tinha tido qualquer contacto com a modalidade!

Pelo sim, pelo não, Edy já pôs às prova os seus dotes de ator com dois anúncios, um para o município das Guagas, em Las Palmas, nas Canárias e outro para a Toyota, também das Canárias.

O que chamou à atenção do turista alemão, que tinha contactos nas Ilhas Canárias, foi exactamente o mesmo que chamou à atenção dos observadores dos Atlanta Hawks e de todos os outros da NBA, a presença física impressionante de Walter Tavares.

O poste de 23 anos mede 2,21 metros, pesa 120 kilos e tem uma envergadura de braços de 2,41 metros! Com números destes é impossível passar-se despercebido, mesmo numa liga como a NBA. Agora é esperar que os outros números, os de jogo (pontos, ressaltos, assistências, etc.) acompanhem em grandeza as proporções físicas do atleta e teremos estrela na certa.

A equipa que o recebe até pode ser ideal para isso. A ano passado os Atlanta Hawks foram a melhor equipa da época regular na costa Este, tendo inclusivamente atingido as Finais de conferência, onde foram “varridos” pelos Cleveland Cavaliers, de Lebron James.

summer league

(Imagem: Reprodução Peach Tree Hoops)

 

Para já, tal como já tinha acontecido o ano passado, Walter vai intregrar plantel dos Hawks que vai disputar a NBA Summer League, a liga de verão da NBA concebida para dar minutos aos jogadores menos experientes, e que necessitam de mais observações por parte das equipas técnicas.

A sua estreia é já no dia 10 de julho, em Las Vegas, contra os Denver Nuggets.

Veja em baixo algumas das melhores jogadas deste extraordinário jogador, e perceba o porquê de ter sido escolhido para estar na melhor liga de basquetebol do mundo.

 

1 Comentário

  1. 14 Outubro, 2015 às 12:12 — Responder

    Menos mal que he dado con esta informacion. Gracias! Besos!

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.