BrasilEconomiaPaísesUncategorized

Contagem regressiva: estudante será o primeiro civil brasileiro a ir para o espaço

(Imagem: Reprodução Climatologia Geográfica)

Pedro Nehme será o primeiro civil brasileiros a viajar para o espaço. Ele foi o vencedor de concurso promovido em 2013 pela companhia aérea KLM, da Holanda.

O voo do estudante, que também já estagiou na agência espacial norte-americana Nasa, estava inicialmente programado para o começo de 2014, mas foi adiado. A viagem deve acontecer no final deste ano, e o estudante já passa por uma série de treinamentos. O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae) realizou, no início de abril, treinamento fisiológico onde Pedro executou atividades no assento ejetável, na câmara de altitude e na cadeira de Barany.

– O objetivo foi capacitá-lo para os treinamentos que ele tem que realizar na sua preparação para a viagem espacial- , explicou em entrevista a Chefe da Subdivisão de Fisiologia Aeroespacial do Imae, Capitão Monica Barreto Santos.

No assento ejetável, a pessoa pode ser alçada a uma altura de até três metros, impulsionada por uma pressão de nitrogênio. O impacto corresponde, em média, a cinco vezes a força da gravidade. O objetivo é abandonar uma aeronave em caso de pane protegendo, principalmente, a coluna vertebral.

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou e desejou boa sorte ao estudante pelo Twitter.Nehme, primeiro brasileiro a viajar ao espaço. O estudante brasiliense venceu um concurso promovido por uma empresa holandesa, com 129 mil concorrentes.

Em sua conta no Twitter, a presidenta elogiou a conquista de Nehme, informando que o brasileiro foi da primeira turma do programa Ciência sem Fronteiras, estagiou na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e é bolsista da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Ele venceu um concurso com outros 129 mil concorrentes e fará um voo suborbital, levando um experimento de uma escola pública brasileira“, afirmou a presidente na rede social.

Pedro já iniciou os treinamentos na AEB para o voo na espaçonave Lynx Mark II, da empresa XCOR Space Expeditions. Aos 23 anos, ele cursa o último semestre de engenharia elétrica na Universidade de Brasília.

Em 2006, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira Marcos Pontes entrou para a história como primeiro militar brasileiro a viajar à Estação Espacial Internacional.

Em 2006, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira Marcos Pontes entrou para a história como primeiro militar brasileiro a viajar à Estação Espacial Internacional

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.