Sociedade

Giz com 24 tons de pele busca inclusão da diversidade racial nas escolas

Uma empresa brasileira da área de papelaria e materiais escolares lançou uma caixa de giz de cera que possui 24 diferentes tons de pele. A ideia é abranger a diversidade racial nas escolas e estimular a reflexão sobre o assunto. Fruto de uma parceria entre professoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a empresa Koralle, a iniciativa conta com o apoio de movimentos sociais. Normalmente, as caixas de giz trazem apenas um tom de pele: a cor bege, apelidada como “cor de pele”.

 

Combater o racismo nas pequenas coisas

A ideia se desenvolveu a partir das professoras do curso de aperfeiçoamento Uniafro, voltado para Políticas de Promoção Racial nas escolas. A Universidade buscava uma nova forma de pensar a questão da diversidade racial nas instituições de ensino. Após algumas reflexões sobre formas cotidianas de tornar o negro invisível na sociedade — principalmente no imaginário coletivo durante a infância — discutiu-se a forma como a produção de gizes e lápis de cor obrigava as crianças a reproduzir apenas seres humanos com cor de peles claras, como o bege. Isto não seria representativo da sociedade brasileira.

 

Então, a empresa Koralle entrou como parceira do projeto. Com base na crescente autoconsciência da população brasileira em relação ao seu passado histórico racial,  a empresa viu ali uma forma de agregar ação social e empreendedorismo. Segundo o site Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a Koralle propôs inicialmente uma caixa com 12 diferentes tons de pele, que iam do bege claro ao marrom escuro. Com o sucesso das vendas, percebeu ali um nicho de mercado, que é alavancado à medida que a consciência social e racial se amplia na sociedade.

 

Após a primeira versão, a empresa ampliou as opções de cores e agora permite que as crianças escolham tons que mais se pareçam com seu tom real de pele. Foram adicionadas diferentes matizes intermediárias entre o bege e o marrom, o que totaliza 24 cores diferentes. À venda no site da empresa, a meta é a massificação da ideia pelo país.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.