CulturaEducação

Unesco oferece 8 livros de história da África para download

Você sabe bastante sobre a história da África? Se ainda não está por dentro desse assunto, saiba que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está oferecendo de graça oito livros digitais sobre a história da África.

 

Na escola, a temática do continente africano é vista de forma muito superficial e muitas vezes sob o ponto de vista dos colonizadores europeus. Para tentar mudar um pouco esta ideia e diminuir a carga de preconceito em relação ao continente e seus descendentes, a Unesco criou um projeto editorial voltado para o tema.

 

Você pode fazer o download de graça dos volumes que começam na pré-história africana e vão até os tempos mais atuais, relatando uma série de eventos desconhecidos no mundo ocidental. Os oito volumes disponíveis na internet contam ainda com tradução para o árabe, o inglês, o francês e o português.

Que dizem os livros da Unesco sobre a história da África?

O texto informativo e introdutório da Unesco revela que esta publicação é uma conquista e um marco no processo para reconhecer a importância cultural do continente para o mundo. Através dos livros, é possível compreender como se deu o desenvolvimento dos povos africanos e suas respectivas civilizações.

 

Essa visão panorâmica e objetiva nos mostra como o continente é construído por diversas culturas, muito além daquelas que vemos em muitos produtos culturais.

 

Para tornar possível este projeto, a Unesco contratou mais de 350 especialistas, provenientes de áreas de conhecimento distintas. A entidade também criou um Comitê Científico Internacional regido por 39 intelectuais, dois quais mais da metade era de origem africana.

 

A Unesco acredita que este trabalho poderá ajudar as pessoas a entenderem melhor a história da humanidade, bem como a diminuir preconceitos existentes na sociedade. Para a organização, os livros também poderão ser utilizados em pesquisas acadêmicas e escolares.

 

Você pode fazer os downloads aqui, diretamente no site da Unesco. Os livros estão divididos por volumes e o primeiro traz ainda a metodologia em que se baseia a coleção. A biblioteca digital da entidade conta ainda com mais milhares de outros livros para download gratuitos.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.