BrasilPaíses

Brasileiro campeão da NBA é recebido por Obama na Casa Branca

(Imagem: Divulgação NBA)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta segunda-feira a equipe do San Antonio Spurs, que conquistou o título da NBA. Entre outros astros do time texano estava o brasileiro Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da liga.

Obama, que gosta de jogar basquete em seus raros momentos de lazer, brincou com Tiago Splitter e com os jogadores mais velhos da equipe, o americano Tim Duncan, com o francês Tony Parker e com o argentino Emanuel Ginóbili.

— Antes de mais, eles são velhos. É bom ver que pessoas de uma idade avançada podem ainda ter sucesso em um “esporte de jovens”. (…) Há pouco tempo, diziam que o time dos Spurs estava velho e cansado. Agora vocês são novos e fantásticos. Quer dizer, basicamente, que isto é o oposto do que acontece com os presidentes — disse Obama provocando gargalhadas.

Os astros do San Antonio Spurs entregaram a Obama uma bola de basquete assinada por toda a equipe e uma camisa com o número 1 sob o nome POTUS (President of the United States).

Em seu discurso, o presidente destacou ainda a presença de tantos estrangeiros no time (além do Brasil, Austrália, Itália, França e Argentina têm jogadores na equipe) e afirmou que com seu jogo dinâmico, os Spurs são agora uma espécie de “Nações Unidas do Basquete”.

— Mostram como este magnífico jogo se tornou um esporte internacional — finalizou.

tiagosplitter960

(Imagem: Divulgação)

Jogando pelo Spurs desde 2010, Tiago Splitter entrou para a história em 2014 ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da NBA. Assediado pela liga norte-americana já na juventude, jogou na Espanha desde os 15 anos. Em 2008 ganhou o prêmio de melhor jogador (MVP) da temporada regular da Liga Espanhola de Basquetebol (ACB). Consolidando a boa temporada, também foi eleito o MVP das finais, quando sua equipe conquistou o título. Ele é apenas o segundo jogador em toda a história da Liga ACB a ganhar estes dois prêmios na mesma temporada.

Tiago integra a seleção brasileira adulta de basquete desde 2002, quando jogou o Campeonato Mundial de Basquete (realizado em Indiana, EUA) com o Brasil terminando o campeonato na 8ª colocação. Em 2003, ganhou a medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingos.

Assista abaixo aos principais momentos do encontro dos Spurs com Barack Obama:


Obama vanne Tony Parker et San Antonio, «les… por 20Minutes

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.