BrasilCulturaEducaçãoPaíses

O livro que com ciência, arte e histórias infantis pode consciencializar as crianças brasileiras

(Imagem: Conexão Lusófona) 

 

O Livro Vermelho das Crianças é uma publicação criada para informar as crianças sobre as espécies brasileiras que se encontram em risco de extinção.

O livro apresenta uma lista organizada a partir de um estudo designado Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira. O estudo revelou que algumas atividades antrópicas (atividades feitas pelo homem) ameaçam a sobrevivência de diversas espécies.

As crianças, como futuros adultos, precisam consciencializar-se desde cedo relativamente ao ambiente em que vivem e, por conseguinte, dos animais em perigo de extinção que nele existem e do que os põem em risco. Nesse sentido mantê-las informadas acaba por se tornar uma das principais armas para a conservação da natureza.

Naturalmente o público infantil não gosta de ler textos demasiado científicos e informativos, que acabam por ser complexos e monótonos. Era preciso criar algo mais simples e explicativo, e consequentemente apelativo ao público infantil.

Foi isso que o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia fez: apresentou 50 espécies em risco de extinção utilizando uma história para cada e ilustrações concebidas por 76 crianças de diferentes regiões do Brasil.

As histórias foram escritas por Otávio Maia e Tino Freitas que tentaram obter do leitor um sentimento de afetividade para com o animal mencionado, utilizando também um pouco de humor. Cada história acaba com informações relevantes sobre o animal citado e a principal ameaça que põem a sua sobrevivência em risco.

O Livro Vermelho das Crianças não será comercializado mas sim distribuído entre os participantes do Concurso de Desenhos Animais em Perigo, de onde as ilustrações do livro foram selecionadas.

O livro está disponível no Canal da Ciência.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.